Última hora

GNR detém falsos funcionários da Segurança Social por burlas a idosos no Norte de Portugal

3 Janeiro 2022
GNR detém falsos funcionários da Segurança Social por burlas a idosos no Norte de Portugal
Local
0

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve dois homens que se faziam passar por funcionários da Segurança Social ou de um centro de saúde e se apoderavam de dinheiro e ouro de idosos vulneráveis na região Norte, foi divulgado na passada sexta feira.
Os dois homens, de 28 e 50 anos de idade, foram detidos na quarta feira passada e estão indiciados por burla, furto qualificado e roubo, explicou esta força de segurança, em comunicado.
Na sequência da investigação, os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) apuraram que os homens são suspeitos de terem praticado, nos últimos três meses, cerca de 20 burlas e furtos nos concelhos de Barcelos, Esposende, Vila do Conde, Ponte de Lima e Viana do Castelo.
Além destas burlas, os homens são suspeitos de terem roubado, com recurso a ameaças, uma idosa na via pública.
“As vítimas são pessoas idosas, especialmente vulneráveis, a quem os suspeitos se diziam funcionários da Segurança Social ou de um Centro de Saúde para ganhar a sua confiança”, reforçou a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Depois de ter a sua confiança, os arguidos apoderavam-se do dinheiro e do ouro das “pessoas idosas, especialmente vulneráveis”.
Dando cumprimento a cinco mandados de busca, dois em habitação e três em carros, os militares apreenderam 7.000 euros em dinheiro, vários objetos em ouro, uma arma transformada, munições, motosserras, roçadoras e telemóveis.