Última hora

Ecocentros móveis da Lipor recolhem em 2021 46,3 toneladas na Área Metropolitana do Porto

25 Janeiro 2022
Ecocentros móveis da Lipor recolhem em 2021 46,3 toneladas na Área Metropolitana do Porto
Local
0

Os ecocentros móveis da Lipor recolheram no ano passado 46,3 toneladas de resíduos domésticos perigosos, como pilhas e baterias, e vão continuar a circular este ano em oito municípios da Área Metropolitana do Porto (AMP).
De acordo com a nota enviada esta terça feira pela Lipor – empresa intermunicipal de gestão e valorização de resíduos urbanos do Grande Porto, esta “solução inovadora para facilitar a entrega de resíduos e materiais cujo destino não é o ecoponto” conseguiu encaminhar para reciclagem 46,3 toneladas de resíduos.
Estas unidades destinam-se à recolha de CDs e DVDs, pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, embalagens e latas com restos de verniz, tinta, solventes ou produtos de limpeza, lâmpadas LED e fluorescentes, papel não embalagem (jornais, revistas, livros e folhas), pilhas e baterias, tinteiros e ‘toners’ e rolhas de cortiça.
“Em 2022, os ecocentros móveis continuam a viagem” pelos oito municípios associados da Lipor, adianta a empresa, acrescentando que “os cidadãos podem informar-se sobre quando e onde estará o ecocentro móvel mais perto de si no ‘site’ da Lipor e dos respetivos municípios”.
A Lipor deixa um repto aos habitantes destes concelhos para que continuem “a contribuir para este projeto, cujo objetivo é tornar a prática de reciclagem cada vez mais acessível” e ajudar para uma economia circular.
Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde são os oito concelhos da Área Metropolitana do Porto (AMP) servidos pela Lipor.
Esta empresa intermunicipal de gestão e valorização de resíduos urbanos trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos produzidos por um milhão de habitantes da Área Metropolitana do Porto (AMP).