Última hora

Costa portuguesa, Madeira e Porto Santo sob aviso amarelo devido à agitação marítima

8 Janeiro 2022
Costa portuguesa, Madeira e Porto Santo sob aviso amarelo devido à agitação marítima
País
0

Toda a costa portuguesa, a costa Norte da Madeira e de Porto Santo estão estão esta sexta feira e este sábado sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O aviso amarelo para a costa Norte da ilha da Madeira e Porto Santo e para os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, no continente, vai estar em vigor até às 18:00 de sábado.
Segundo o IPMA está prevista agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros.
O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que a situação meteorológica representa risco para determinadas atividades.
Por causa da agitação marítima, as barras de Caminha, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação, segundo o ‘site’ da Marinha Portuguesa.
A barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.
O IPMA prevê para estes dois dias no continente céu pouco nublado ou limpo, possibilidade de períodos de chuva fraca no litoral a norte do Cabo Raso até ao início da manhã, neblina ou nevoeiro matinal, formação de gelo e geada em especial no interior Norte e Centro e pequena subida da temperatura máxima.
Está também previsto vento fraco a moderado de norte, rodando gradualmente para nordeste, soprando moderado a forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas.
As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 0 graus (na Guarda e em Bragança) e os 8 (em Lisboa) e as máximas entre os 7 (na Guarda) e os 17 (em Faro).
O IPMA prevê para no arquipélago da Madeira céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes nas vertentes norte e terras altas e pequena subida da temperatura.
A previsão aponta ainda para vento moderado de nordeste, sendo moderado a forte e com rajadas até 60 quilómetros por hora nas terras altas.
No Funchal as temperaturas vão variar entre os 16 e os 22 graus Celsius e no Porto Santo entre os 16 e os 19 graus.