Última hora

Câmara Municipal da Trofa aprova orçamento de 54,7M€ para 2022 com a abstenção do PS

5 Janeiro 2022
Câmara Municipal da Trofa aprova orçamento de 54,7M€ para 2022 com a abstenção do PS
Política
0

A Câmara Municipal da Trofa aprovou, com a abstenção do Partido Socialista (PS), o orçamento para o ano de 2022, no valor de 54,7 milhões de euros, mais quase 14 milhões de euros face a 2021, segundo informação a que o Renovação teve agora acesso.
O documento do executivo liderado pelo social-democrata Sérgio Humberto foi aprovado no início de dezembro passado e, dias depois, ratificado em Assembleia Municipal, onde a coligação com o CDS-PP detém, igualmente, a maioria.
O Renovação tentou, desde então, por diversas vezes obter informação sobre as contas aprovadas para 2022, mas não foi possível até ao momento.
Amadeu Dias, um dos dois vereadores eleitos pelo Partido Socialista (PS) naquele município do distrito do Porto, explicou que a abstenção deveu-se ao facto “de o executivo ter assimilado algumas, poucas, das 28 propostas apresentadas pelo PS”.
Naquela mesma reunião, disse, foi também votada a carga fiscal a aplicar em 2022, aqui com o voto contra do Partido Socialista (PS) por discordar da “manutenção da taxa do Imposto Municipal Sobre Imóveis (IMI)”.
“O município tem condições financeiras muito favoráveis, isso é apregoado todos os dias, e não há uma redução do IMI [Imposto Municipal Sobre Imóveis], mantendo a taxa nos 0,44%, quando a nossa proposta era que baixasse para os 0,40%, assim retribuindo o esforço que os trofenses têm feito”, acrescentou Amadeu Dias.
No que se refere à Derrama, devolução de IRS (sigla de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) e Taxa Municipal de Direitos de Passagem, que manteve os valores praticados em 2021, o Partido Socialista (PS) votou a favor, disse ainda Amadeu Dias.