Última hora

Obras de reforço da frente marítima da marginal de Vila do Conde e de Árvore custam 2,7M€

18 Novembro 2021
Obras de reforço da frente marítima da marginal de Vila do Conde e de Árvore custam 2,7M€
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde anunciou esta quarta feira que foram adjudicadas as obras de recuperação das frentes marítimas das freguesias de Vila do Conde e de Árvore, com um custo aproximado de 2,7 milhões de euros.
As intervenções, que vão ser operacionalizadas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), estão previstas começar já no próximo mês de janeiro, e a intenção é que a maior parte dos trabalhos esteja concluído no arranque da próxima época balnear, em meados de 2022.
“A Câmara Municipal manifesta enorme satisfação com o início dos trabalhos, os quais não deixará de acompanhar no sentido de que sejam o menos intrusivos possível para o dia a dia de quem frequenta estes locais, salvaguardando que a sua conclusão aconteça nos prazos previstos”, manifestou autarquia vilacondense.
As intervenções, há muito reclamadas pelo município, pretendem reforçar a segurança nas frentes marítimas, agudizadas pelo fenómeno da erosão da costeira, particularmente evidente no enrocamento da marginal sul de Vila do Conde, e na praia de Árvore, onde o muro que separa o areal da via pedonal ruiu, já algumas vezes desde 2018, pela força do mar.
“Com esta intervenção serão repostas as condições de segurança nestes locais para que os vilacondenses possam usufruir do espaço com tranquilidade”, acrescenta o município.
No caso da marginal de Vila do Conde, um relatório do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), apontava, desde 2019, para o perigo eminente de derrocada, na parte sul, chegando o documento a aconselhar o encerramento da estrada e interdição da praia.
A anterior presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, chegou a trazer aos locais, em 2020, os ministros com a tutela do Ambiente e do Mar, que prometeram uma intervenção no local, mas que só agora foi agilizada, já no mandato do novo autarca, o socialista Vítor Costa.