Última hora

Câmara de Vila do Conde investe 20 milhões de euros em habitações para famílias desfavorecidas

15 Novembro 2021
Câmara de Vila do Conde investe 20 milhões de euros em habitações para famílias desfavorecidas
Local
0

A Câmara de Vila do Conde deu esta segunda feira início a um projeto para a construção de habitações para agregados familiares desfavorecidos, que contempla um investimento global de 20 milhões de euros.
Segundo informou a autarquia, a iniciativa nasce de um acordo de colaboração entre o município de Vila do Conde e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), mas inclui, também, uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia local.
O objetivo, a médio prazo, passa, numa primeira fase, pela construção de 122 soluções habitacionais de âmbito social e a custos controlados, para um igual número de famílias.
“Além da construção de novas habitações, o protocolo contempla a requalificação de um conjunto alargado de habitações que integram o ‘Parque Habitacional Municipal’ e que se encontram bastante degradadas”, acrescentou a autarquia, em comunicado.
A autarquia esclareceu que “o investimento global a realizar, incluindo o custo dos terrenos, é da ordem dos vinte milhões de euros” e terá como beneficiários “o município, para as soluções habitacionais de reabilitação, e a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, para as soluções habitacionais de promoção de novos fogos”.
Esta será a primeira fase do projeto, porque a autarquia pretende a breve trecho, depois de um aprofundado estudo e alteração da ‘Estratégia Local de Habitação’ aprovada, promover um aditamento ao acordo a celebrar, visando ampliar, de forma significativa, o número de novas soluções habitacionais a construir.
Para marcar o arranque do projeto, o Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, juntamente com a Secretária de Estado da Habitação e um representante do IHRU, estarão, esta quarta feira em Vila do Conde para assinar o acordo de colaboração e, de forma simbólica, visitar um dos empreendimentos de habitação social a reabilitar.
Esta iniciativa levada a cabo pela autarquia vilacondense insere-se no programa estatal ‘1.º Direito’, que visa o apoio e promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada.
O presidente da Câmara de Vila do Conde, o socialista Vítor Costa, revelou no seu discurso de tomada de posse o objetivo “de construir nos próximos anos, por iniciativa municipal, ou fomentando parcerias, 1.000 habitações de âmbito social para os mais carenciados e para as famílias jovens da classe média”.