Última hora

Presidente da Câmara de Vila do Conde Vítor Costa reitera promessa de mil habitações sociais

17 Outubro 2021
Presidente da Câmara de Vila do Conde Vítor Costa reitera promessa de mil habitações sociais
Política
0

O novo presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, eleito pelas listas do Partido Socialista (PS), reiterou este sábado de manhã, na sua tomada de posse, o objetivo de construir mil habitações sociais no concelho.
“O estado de degradação do parque habitacional municipal é algo que me choca. Vamos enfrentar esse problema, assumindo o objetivo de construir nos próximos anos, por iniciativa municipal, ou fomentando parcerias, mil habitações de âmbito social para os mais carenciados e para as famílias jovens da classe média”, disse o autarca.
Vítor Costa, sucessor de Elisa Ferraz – que se recandidatou à presidência pelo movimento independente NAU, mas ficou em segundo lugar nestas eleições autárquicas -, prometeu, ainda, especial atenção à questão dos preços da água no concelho, uma das suas bandeiras eleitorais.
“Vila do Conde paga o preço mais elevado do país, é uma injustiça incompreensível e injustificável. Temos direito a pagar um preço mais justo, à semelhança do que acontece com municípios vizinhos. Vamos enfrentar este grave problema e encontrar a melhor solução, com ou sem a empresa concessionária [Indaqua]”, prometeu o novo presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.
O autarca lembrou que “o tempo das eleições terminou e que agora é o momento de ação e trabalho”, prometendo que irá “procurar a unidade por Vila do Conde, congregando esforços e promovendo diálogos”.
“Conheço bem Vila do Conde, tenho ideias claras do que quero para o concelho, conduzindo-o para um patamar de excelência, como a melhor das terras para se viver, trabalhar, estudar, investir e visitar. Queremos ter protagonismo regional e nacional”, sublinhou.
Vítor Costa considerou, ainda, que “Vila do Conde tem de investir seriamente no turismo, como principal indústria do século XXI”, mas prometeu atenção à “agricultura, pesca, indústria, comércio e serviços”, que são setores identitários do concelho vilacondense.
“Temos de aumentar exponencialmente a captação de fundos comunitários. Não podemos ambicionar a meta de grandes investimentos no concelho sem a competência, capacidade e influência política para usufruir desses apoios. Essa será uma das grandes metas”, acrescentou.
O autarca socialista passa a liderar um executivo com maioria absoluta, onde figuram cinco elementos do PS, três eleitos pelo movimento independente NAU (entre os quais a ex-presidente da Câmara Elisa Ferraz, que tomou hoje posse do cargo de vereadora) e um elemento do PSD.
Nas recentes eleições para a Câmara Municipal de Vila do Conde, o PS teve 42,41% dos votos, o movimento independente NAU teve 30,08% e o PSD conseguiu 13,77%. O Chega conseguiu 2,53% dos votos, a CDU 1,99%, o PAN 1,68%, o Iniciativa Liberal 1,68 %, o Bloco de Esquerda 1,62% e o CDS-PP 1,08%.