Última hora

Empresa de gestão de resíduos Lipor quer reduzir 30% da emissão de gases de efeito estufa até 2030

6 Outubro 2021
Empresa de gestão de resíduos Lipor quer reduzir 30% da emissão de gases de efeito estufa até 2030
Cultura
0

A Lipor anunciou esta quarta feira que aprovou uma estratégia a dez anos de mitigação das alterações climáticas e assumiu o compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 30% até 2030.
Em comunicado divulgado hoje, a empresa intermunicipal de gestão de resíduos do Grande Porto revelou que a Estratégia 4M, a vigorar na próxima década, assenta em quatro pilares: Menos Resíduos, Menos Carbono, Mais Clima e Mais Biodiversidade.
Para os pilares “Menos Resíduos” e “Menos Carbono”, será implementada uma “gestão eficiente dos recursos, com o aumento da eficiência energética dos processos” e uma “aposta em projetos de envolvimento com o cidadão para potenciar a prevenção e reciclagem (multimaterial e orgânica) de resíduos, de forma a concretizar um modelo circular de negócios”.
Já os eixos “Mais Clima” e “Mais Biodiversidade” revelam “o compromisso da Lipor com a adaptação às alterações climáticas e a promoção da biodiversidade no contexto da sua atividade”, destaca a nota.
Na gestão de resíduos, a empresa definiu como “objetivo estratégico” a diversificação de “atividades e negócios, tendo como resultado final uma aposta consistente na economia circular”.
O Relatório Integrado 2020 mostra que “a Lipor obteve uma redução efetiva de 23,2% nas emissões de CO2e [gases equivalentes a dióxido de carbono]”, ou seja, “menos 93.648 toneladas de CO2e face a 2006, o que equivale ao consumo anual de eletricidade de cerca de 11.000 famílias; à circulação anual de cerca de 36.538 automóveis e ao sequestro florestal de cerca de 9.500 hectares num ano”, detalha o comunicado.
Para além da redução direta de emissões de gases de efeito estufa na atividade da gestora de resíduos, alguns dos seus produtos, como os compostos agrícolas, a reciclagem e a produção de energia elétrica, têm “a capacidade de induzir reduções noutros setores de atividade na ordem das 150.000 toneladas por ano”, realçou a empresa.
Da empresa intermunicipal Lipor fazem parte Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.