Última hora

Agência da Curta Metragem de Vila do Conde volta a fazer mais uma edição de O Dia Mais Curto

24 Outubro 2021
Agência da Curta Metragem de Vila do Conde volta a fazer mais uma edição de O Dia Mais Curto
Cultura
0

Curtas metragens de animação e em imagem real, filmes muito curtos e para todas as idades estão prometidos no programa “O dia mais curto”, que vai acontecer a 21 e 22 de dezembro em várias salas do país.
O ciclo “O dia mais curto”, esta sexta feira anunciado, é uma iniciativa da Agência da Curta Metragem de Vila do Conde e consiste numa proposta de várias sessões de cinema, compostas apenas por filmes curtos, portugueses e estrangeiros, coincidindo com a chegada do inverno no hemisfério norte.
A nona edição da iniciativa contará com quatro programas distintos, propondo filmes que passaram no Festival de Curtas Metragens de Vila do Conde, a mais recente produção portuguesa, obras direcionadas para jovens e “curtinhas” para o público mais jovem.
Entre os filmes selecionados estão “The Shift”, da realizadora Laura Carreira sobre a precariedade laboral e que tem estado a percorrer vários festivais internacionais, e “O teu nome é”, animação de Paulo Patrício sobre o caso da morte da transexual Gisberta, em 2006.
“Sortes”, de Mónica Martins Nunes, rodado na paisagem do baixo Alentejo, e a animação de volumes “Dodu – o rapaz de cartão”, de José Miguel Ribeiro, também estão no programa de “O dia mais curto”.
Durante o ciclo de “O dia mais curto” vão ainda ser exibidos filmes da Polónia, Bélgica, Noruega ou Alemanha.
A programação de “O dia mais curto” é disponibilizada pela Agência da Curta Metragem de Vila do Conde para exibição em auditórios, cineclubes e outros espaços de todo o território, embora a organização não tenha ainda revelado em quantos concelhos estará este ano “O dia mais curto”.