Última hora

Vilacondense candidato do Ergue-te! Bruno Rebelo pretende “levar a ‘Invicta’ a bom porto”

6 Setembro 2021
Vilacondense candidato do Ergue-te! Bruno Rebelo pretende “levar a ‘Invicta’ a bom porto”
Política
0

O vilacondense Bruno Rebelo, de 38 anos de idade, concorre pelo partido Ergue-te! à presidência da Câmara Municipal do Porto, para tornar a gestão autárquica “limpa, clara e transparente” e, como refere o lema da candidatura, “levar a ‘invicta’ a bom porto”.
Bruno Rebelo nasceu em 23 de agosto de 1983, em Lisboa, no bairro da Mouraria, onde viveu até aos 20 anos. Dali, mudou-se para Odivelas, concelho onde viveu 10 anos e onde coordenou o núcleo local do partido antes de se estabelecer em Vila do Conde. Ficou definitivamente na cidade nortenha em 2018.
Militante do Ergue-te! desde 2008, Bruno Rebelo, solteiro e sem filhos, é membro do Conselho de Jurisdição Nacional, coordenador do partido no distrito do Porto e vogal da Comissão Política Nacional.
Em 2017, foi cabeça de lista do partido à Câmara de Odivelas, nas eleições legislativas de 2015 foi cabeça de lista pela Guarda – distrito onde tem as suas raízes familiares – e, em 2019, por Viana do Castelo.
Sub-responsável numa empresa de distribuição alimentar, assume agora a candidatura ao Porto com um conjunto de propostas “livre dos vícios dos partidos do sistema e da castradora sujeição aos dogmas do socialismo e liberalismo”.
A ética na gestão autárquica, a salvaguarda da identidade portuense, a defesa da justiça social, o urbanismo e a mobilidade, e a segurança são os cinco pilares do seu projeto autárquico.
“Uma autarquia tem de ser muito bem gerida e é necessário começar a limpar os vícios que têm”, afirmou o cabeça de lista, para quem é preciso “extinguir” as empresas municipais, tendo em conta que “só servem para criar ‘tachos’”.
Outro dos seus objetivos é “pedir ao Tribunal de Contas uma auditoria a todos os contratos feitos pela autarquia nos últimos anos”.
“Não queremos pagar contas duvidosas”, salientou o candidato, que tem como principal ‘hobbie’ viajar por Portugal e contemplar as paisagens, bem como o vasto património cultural e histórico do país. A família e os amigos, disse, são a sua prioridade.
Para o Porto projeta também a criação de um fórum que permita escutar os empresários da cidade e as associações representativas, em articulação com a Câmara e as Juntas de Freguesia.
Por outro lado, o projeto autárquico do Ergue-te! defende a necessidade de colocar o setor do “turismo ao serviço da população e da cidade”, e não o contrário.
“O Porto precisa do turismo, mas não desta forma errada. As pessoas são o nosso maior património”, afirmou.
Em matéria de mobilidade, Bruno Rebelo quer criar “uma malha transversal” de transportes públicos, abrangendo não só os centros da cidade, mas também as áreas mais rurais e os concelhos vizinhos. Segundo informação da candidatura, o objetivo é permitir uma mobilidade de e para a cidade, na área metropolitana, “todos os dias e com horários e linhas adaptadas à realidade multi-horária e à geografia dispersa dos centros de produção, serviços e habitação”.
A lista promete ainda atuar contra a vandalização e a destruição do património público e particular, e valorizar a identidade e a cultura do concelho.
Philippe Atgé encabeça a lista do Ergue-te! à Assembleia Municipal do Porto.
Anteriormente designado Partido Nacional Renovador (PNR), o agora Ergue-te! é um partido “pró-pátria, pró-família e pró-vida, afirmando-se como nacionalista, conforme refere o seu ‘site’.