Última hora

Vila do Conde recebe congresso de instituições ligadas à peregrinação a Santiago de Compostela

8 Setembro 2021
Vila do Conde recebe congresso de instituições ligadas à peregrinação a Santiago de Compostela
Local
0

O concelho de Vila do Conde recebe a partir desta quinta feira um congresso internacional de várias instituições culturais ligadas aos fluxos de peregrinação religiosa, nomeadamente sobre o Caminho de Santiago de Compostela.
A iniciativa, que decorre até sábado, na cidade vilacondense, surge no âmbito do ‘Projeto rurAllure’, que congrega uma rede de instituições culturais, como museus, bibliotecas, patrimónios naturais ou associações civis, criada para beneficiar do fluxo de pessoas nas rotas de peregrinação, sobretudo nos meios rurais.
O congresso, subordinado ao tema “promoção do património cultural e dos museus em contexto rural”, terá lugar no Teatro Municipal de Vila do Conde, e contará com mais de duas dezenas de palestrantes em intervenções e mesas de debate, numa iniciativa que pretende aproximar os peregrinos da história e do património dos territórios por eles atravessados.
Nas intervenções irão participar representantes de universidades, autarcas, agentes culturais e empresários portugueses, mas também de países como Espanha, Brasil ou Argentina.
Segundo a organização do evento, “o congresso tem como objetivo analisar o recurso às atuais tecnologias da informação, no sentido de promover a ligação entre o território e os viajantes que, anualmente, o atravessam, seja no cumprimento das rotas de peregrinação europeia, seja na livre circulação, potenciando uma experiência em torno do património, e de modo particular do património literário e artístico”.
Recorde-se que o município de Vila do Conde integra a rota portuguesa dos Caminhos de Santiago, recebendo anualmente milhares de peregrinos de todo mundo que percorrerem essa ligação espiritual e turística.
A 2 de setembro foi também apresentado em Vila do Conde um projeto da federação para o Ano Santo Jacobeu 2021-2022, com sete ‘emojis’ que “reforçam a presença e a identidade digital do Caminho de Santiago e do peregrino”. Ao todo, são nove imagens: a seta amarela do Caminho de Santiago, a catedral, albergue, concha/vieira, concha vieira/estilizada, pegada e silhueta do peregrino, cruz de Santiago e cabaça de Santiago que, uma vez autorizados, passarão a figurar no universo digital sobre o Caminho de Santiago.
Este projeto foi submetido a 25 de agosto ao consórcio UNICODE, a quem cabe o licenciamento dos padrões de forma aberta e gratuita sob várias licenças de código aberto, lê-se na comunicação então divulgada.