Última hora

Vila do Conde passa a ter Balcão SNS 24

1 Setembro 2021
Vila do Conde passa a ter Balcão SNS 24
Local
0

O Norte de Portugal tem desde ontem mais 44 balcões SNS 24, fixando o número total em 95, revelou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
Os balcões SNS 24 funcionam nas juntas de freguesia e visam facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Estes balções SNS 24 resultam da parceria entre a Administração Regional de Saúde do Norte, os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS) e a Câmara Municipal de Vila do Conde, conjuntamente, com as suas 21 freguesias e uniões de freguesia.
Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) indicou que os novos balcões que entraram em funcionamento resultam de uma parceria estabelecida com a estrutura de Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), os municípios de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) daqueles dois concelhos do distrito do Porto.
“Com colaboradores devidamente habilitados, os balcões SNS 24 prestam apoio assistido ao cidadão, sobretudo a quem tem pouca literacia digital, sem acesso a equipamentos tecnológicos ou à internet e a outros meios, condições ou competências necessárias para aceder remotamente aos serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde [SNS]”, sublinha o comunicado da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N).
Torna-se assim mais abrangente o recurso a meios digitais para renovar receitas de medicamentos, realizar uma teleconsulta ou obter os certificados Covid-19, bem como atualizar dados no Registo Nacional de Utentes (RNU), tudo “de uma forma segura e rápida”.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serra Lopes afirmou que as teleconsultas nas juntas de freguesia permitem chegar a mais pessoas. Trata-se, segundo o governante, de um “serviço que não substitui os centros de saúde, mas permite dar conforto e acesso, em particular a zonas do país que estão menos bem servidas de centros de saúde, porque têm pouca população”.