Última hora

Valter Hugo Mãe é o mandatário para a Cultura de Elisa Ferraz à Câmara de Vila do Conde

7 Setembro 2021
Valter Hugo Mãe é o mandatário para a Cultura de Elisa Ferraz à Câmara de Vila do Conde
Política
0

O Movimento Independente “Elisa Ferraz – Nós Avançamos Unidos” apresentou no passado sábado, dia 4 de setembro, junto à Nau Quinhentista de Vila do Conde, a Comissão de Honra e os Mandatários da candidatura e os candidatos à Assembleia Municipal e Câmara Municipal.
A surpresa da noite foi a apresentação de Valter Hugo Mãe como mandatário para a Cultura da campanha do Movimento Independente “Elisa Ferraz – Nós Avançamos Unidos”.
“Saberão muitos de vocês que tenho sido crítico com a gestão da Cultura em Vila do Conde desde sempre. Os leitores dão-me o privilégio de viver dos meus livros, sem necessidade de apoios ou subsídios, sem projectos submetidos a autarquias ou quaisquer instituições. Mas eu preciso de falar pelos artistas e trabalhadores da Cultura que me inspiram e cujas artes só podem acontecer em quadros de apoio público e institucional. Na verdade, nenhuma arte é sozinha. E ninguém é gente por inteiro se for absolutamente sozinho”, começou por dizer Valter Hugo Mãe.
“Quando aceitei ser mandatário para a Cultura da Dr.ª Elisa Ferraz aceitei porque lhe reconheço bravura, reconheço frontalidade, e reconheço capacidade para o debate, nunca se furtou a lidar com o diálogo e nunca se furtou a ser entrevistada. Eu, sendo sempre crítico e esperando melhor, reconheço à Dr.ª Elisa honestidade na gestão dos interesses públicos, tantas vezes enfrentando agressões vis por ser mulher, por se tornar independente e por nem sempre estar bem acompanhada. Reconhecendo isso, tenho tudo para lhe pedir mais, para lhe pedir a coragem de mais na Cultura”, continuou o escritor.
“Estou aqui porque considero que não podemos voltar a um tempo de políticos intimidatórios, opressores, silenciadores, viciados na mentira, covardes incapazes da transparência do debate. E estou aqui para dizer frontalmente à Dr.ª Elisa que não quero o que tem sido feito na Cultura em Vila do Conde, quero mais e acredito que a Dr.ª Elisa está a comprometer-se com mais. Quero que se entenda a diferença importante entre a Cultura e o entretenimento, a Cultura não é exactamente festa, um bailarico qualquer, e quero ver as inúmeras estruturas criativas de Vila do Conde ouvidas e verdadeiramente amparadas, mais agora com o abate desta pandemia sobre tão precário sector. Quero falar por tantos artistas e técnicos que seguram, tantas vezes com fome, em projectos que me permitem sonhar, como eu dizia, projectos que me inspiram. É por eles a minha voz. É por eles, e pela boa fé que reconheço a Elisa Ferraz, que aqui me têm, com minha esperança, com minha esperança de serem as pessoas da nossa terra mais conscientes, mais livres, com maior autoestima, mais felizes”, disse, ainda, Valter Hugo Mãe.
Em Vila do Conde há 21 Freguesias e Uniões de Freguesia, depois da reforma administrativa de 2013, que vão às urnas a 26 de setembro.