Última hora

A Palavra d@ Candidat@: Torcato Marques, PSD, Vila do Conde

17 Setembro 2021
A Palavra d@ Candidat@: Torcato Marques, PSD, Vila do Conde
Opinião
0

A candidatura à presidência da Junta de Freguesia de Vila do Conde é um ato de enorme responsabilidade. Responsabilidade pessoal e responsabilidade cívica. Aceitei o convite que me foi formulado, porque sinto que a sociedade civil pode ter um papel decisivo no desenvolvimento da nossa comunidade.
É com este espírito, com este sentido de responsabilidade, mas também com uma grande motivação e energia que encaro este desafio. Motivação em poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos que vivem nesta magnífica cidade. Energia para percorrer um caminho que, espero, tenha uma adesão e um apoio que são fundamentais para atingir os objetivos a que me proponho.
A nossa candidatura assenta em três pressupostos fundamentais: a Confiança no nosso trabalho; a Credibilidade da nossa equipa e das nossas propostas e a Proximidade aos cidadãos.
Pretendo uma Junta de Freguesia próxima das pessoas e próxima das associações. Defendo que devem existir mais competências, delegadas pela Câmara Municipal, por forma a poder resolver, com celeridade, os reais problemas da nossa comunidade.
A Junta de Freguesia deve ser, também, um parceiro natural das microempresas, considerando que estas são essenciais na ajuda ao crescimento e dinamização da sociedade.
Durante os próximos meses, teremos oportunidade para apresentar e debater o nosso programa, mas quero, desde já, dar a conhecer algumas propostas concretas aos Vilacondenses, em diferentes áreas de intervenção:
Reabilitação Urbana
Requalificação da Rua da Alegria, nas Caxinas e Poça da Barca;
Recuperação da antiga Escola Básica de Formariz, com instalação da nova Delegação da Junta de Freguesia e novo parque infantil;
Associativismo
Criação de condições para a competitividade / sustentabilidade das nossas associações culturais, desportivas e sociais;
Criação do Pelouro das Pescas, por forma a dar o devido acompanhamento a este importante setor.
Educação
Fornecimento de material didático e pedagógico, nomeadamente para apoio ao desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular.
Desporto
Instalação de dois campos de Padel, no Parque de Ténis de Vila do Conde;
Instalação de novos equipamentos no Parque João Paulo II.
Economia
Introdução e desenvolvimento de apoios sociais às famílias mais carenciadas;
Apoio ao comércio local, com particular incidência à restauração.
Eventos
Captação de eventos desportivos de dimensão nacional;
Criação do Festival do Mar.
Estamos e estaremos no terreno, a ouvir, a avaliar necessidades, preocupações e objetivos. Das pessoas e das associações. Estamos a construir uma equipa capaz, abrangente, multidisciplinar e com capacidade para desenvolver um trabalho de excelência, em prol da Freguesia e dos Vilacondenses.
Contem comigo. Conto convosco.
Por Vila do Conde. Para Vila do Conde.
Vila do Conde parte de nós!

Torcato Marques
Candidato à Junta de Freguesia de Vila do Conde