Última hora

A Palavra d@ Candidat@: Sandra Teixeira, PAN, Vila do Conde

17 Setembro 2021
A Palavra d@ Candidat@: Sandra Teixeira, PAN, Vila do Conde
Opinião
0

Sandra Teixeira, 46 anos, Arquitecta.
Como uma associação política cujo mote é contribuir para a transformação da mentalidade da sociedade portuguesa de acordo com os fundamentais valores éticos e ambientais, surgimos em Vila do Conde como o único partido ecocêntrico, animalista e ambientalista, na defesa das causas que visam promover o bem de todos, humanos e não-humanos, atentos à necessidade de intervir tanto ao nível cultural, jurídico e político como social e económico, descurado ao longo dos últimos anos.
Visamos a criação afecta ao pelouro do ambiente de um centro de recolha de animais oficial e licenciado. Reclamamos para todos os animais o direito à vida e ao bem-estar. Sendo Vila do Conde uma cidade do distrito do Porto com cerca de 80 mil habitantes, o abandono dos animais continua a ser o paradigma do município, acrescido da falta de identificação electrónica e esterilização. Lutamos pelo respeito dos animais, em equidade pelo respeito dos munícipes e do meio ambiente, e só assim poderemos construir o caminho para a harmonia da natureza e dos seres vivos. No entanto, na nossa rotina diária, o que temos à vista de todos além da total falha de políticas de protecção animal é, por exemplo, um rio Ave poluído, ou as centenas de abates e podas radicais no arvoredo urbano, o uso generalizado e reiterado do químico glifosato, potencialmente cancerígeno nas ruas do nosso concelho. Uma rede de transportes públicos parca e insatisfatória na salvaguarda das necessidades básicas dos vilacondenses, um serviço de saúde público insuficiente e vulnerável.
Como um partido de causas inseparáveis, na prossecução do novo paradigma, de uma cidade mais sustentável, o PAN Vila do Conde, pelo futuro de todos, sente que é urgente agir, regenerar e reformar o sistema com coerência e ética.