Última hora

A Palavra d@ Candidat@: Filipe Carneiro, IL, Vila do Conde

13 Setembro 2021
A Palavra d@ Candidat@: Filipe Carneiro, IL, Vila do Conde
Opinião
0

“Mais sorrisos” é o mote da minha candidatura à Junta de Freguesia de Vila do Conde. Mais sorrisos com melhor educação, melhor saúde e mais cultura.
Sou liberal social, tenho 49 anos, sou casado e pai de 3 jovens adultos. Formei-me em Engenharia de Informática e Sistemas na FEUP e não tenho qualquer experiência política!
Acredito que a nossa junta existe, essencialmente, para servir as pessoas. Servir com mais eficiência, mais proximidade, mais transparência, para ajudar os fregueses no acesso rápido e descomplicado aos serviços públicos locais e nacionais.
Sendo o órgão público mais próximo das pessoas, a junta tem um papel fundamental no apoio social aos que mais necessitam, seja de forma reativa, facilitando o acesso a bens e cuidados básicos, seja de forma proativa, incentivando ações de educação, desporto e cultura.
Mais sorrisos com melhor educação: Uma educação onde haja liberdade de aprender e ensinar, e que haja independência face aos poderes político e administrativo. A educação é um investimento para o País e é, de facto, o melhor elevador social que o poder público pode proporcionar.
Vamos desenvolver programas complementares de literacia financeira, programas de ciências de computação e programas de ensino de inglês, desde o ensino pré-primário.
Vamos também promover, na câmara municipal, a criação de um cheque-pré-escolar para crianças até aos 3 anos, para complementar a falha da oferta do ensino público nestas idades.
Mais sorrisos com melhor saúde: O dinheiro dos impostos deve ser usado para pagar aos cidadãos os cuidados de saúde que necessitem, independentemente do prestador ser estatal, cooperativo, ou privado.
Vamos apoiar os mais necessitados, no acesso à saúde quando o serviço público não dá respostas, através de um programa de voluntariado, donativos e com os recursos disponíveis da junta.
Mais sorrisos com mais cultura: Devemos contribuir para uma sociedade livre, caracterizada por uma atividade cultural diversa e vigorosa.
Vamos promover maior consumo e acesso a acervos culturais, de arte, arquivos, com visitas de estudo de alunos, vales para os Vilacondenses, dias abertos ou temáticos.
Sonho com uma freguesia mais feliz, com mais sorrisos!
Filipe Carneiro
Candidato à Junta de Freguesia de Vila do Conde