Última hora

A Palavra d@ Candidat@: Carlos Duarte, PSD, Vila do Conde

23 Setembro 2021
A Palavra d@ Candidat@: Carlos Duarte, PSD, Vila do Conde
Opinião
0

A minha vida de serviço à causa pública deu-me o privilégio de conhecer Portugal e os portugueses. Senti as mais diversas necessidades das diferentes comunidades com que me fui cruzando, desde o interior ao litoral passando pelas aldeias e pelos grandes centros urbanos. Nas funções que desempenhei sempre procurei responder com diálogo e respeito tendo sempre recebido os mais amplos apoios de todos os setores da sociedade e do mundo político-partidário. Uma vida preenchida mas sempre com a minha terra presente no espirito e na ambição. Quis a vontade do PSD de Vila do Conde, e a minha natural disponibilidade, trazer-me de volta às lides autárquicas, mais de 20 anos depois, e agora como cabeça de lista de uma equipa versátil, experiente e carregada de qualidade.
Sou candidato à Assembleia Municipal com a ambição de contribuir para o desenvolvimento da nossa terra dignificando o órgão democraticamente mais amplo da vida local. Nesse sentido, assumo em conjunto com todos, objetivos simples mas que ainda hoje faltam a este órgão local.
Irei garantir um esforçado e completo cumprimento das competências próprias do órgão a que me proponho liderar. Fiscalizar, fazer cumprir a Lei e garantir o debate democrático dominarão este nosso primeiro mandato.
Mas seremos mais ambiciosos, pelo que apresento aqui as cinco medidas a serem implantadas a partir do dia 26 de Setembro de 2021:
1 – Construir uma política de diálogo permanente com todos os elementos da Assembleia Municipal para que todos sintam a importância e a responsabilidade do cargo para que foram eleitos.
2 – Constituir uma comissão permanente composta por todos os grupos parlamentares, um representante das juntas de freguesia e um elemento representante do executivo de modo a que seja garantida a fluidez de informação entre as sessões da Assembleia Municipal.
3 – Implantar a Assembleia Municipal dos Jovens que se irá realizar, pelo menos, uma vez por ano permitindo aproximar os mais jovens à vida do concelho, aos seus órgãos políticos e contribuir a uma maior integração intergeracional.
4 – Implantar uma rotatividade dos locais onde serão realizadas as Assembleias Municipais, sendo estes escolhidos entre as 5 novas centralidades que o nosso projeto propõe para Vila do Conde.
5 – Reforçar a política de proximidade mantendo e melhorando as transmissões das sessões utilizando os canais tecnológicos que se encontrem disponíveis.
Conseguir estes desafios, acompanhado pela correta interpretação das competências conferidas pela Lei, será um contributo positivo para juntar todos à volta dos superiores interesses de Vila do Conde tendo em vista uma década de desenvolvimento.

Carlos Duarte