Última hora

A Palavra d@ Candidat@: Bruno Maia, BE, Mindelo

13 Setembro 2021
A Palavra d@ Candidat@: Bruno Maia, BE, Mindelo
Opinião
0

Chamo-me Bruno Maia, tenho 41 anos e trabalho na área de engenharia industrial e melhoria contínua numa empresa de tecnologia do nosso concelho. Iniciei a minha intervenção cívica em Mindelo há mais de 20 anos através do ativismo ambiental, pela preservação da Reserva Ornitológica em Mindelo. Durante estas duas décadas fui assíduo em termos de ativismo local e nos atos políticos da freguesia, contribuindo sempre com propostas políticas e ideias. O amor que sinto pela freguesia que me acolheu faz com que seja novamente o primeiro candidato do Bloco de Esquerda à Assembleia de Freguesia.
Vivemos tempos muito desafiantes em termos sociais, económicos e ambientais. O desenvolvimento sustentável procura satisfazer as necessidades de consumo e de vida atuais sem prejudicar as gerações vindouras através do equilíbrio entre as nossas ações diárias e o meio ambiente. As alterações climáticas são hoje preocupantes e todos temos o dever de participar na reversão dos seus efeitos perigosos para a humanidade.
A nossa candidatura “Mindelo inclusivo e sustentável” propõe um contributo político para o aumento do desenvolvimento social, económico, cultural e ambiental da freguesia. É necessário implementar hoje uma estratégia que inclua todas as gerações, todos os géneros e todas as diferenças. Pretendemos potenciar uma forte cultura comunitária, com mais apoio à educação, aos mais vulneráveis, aos mais idosos e criar dinâmicas na freguesia que gerem o desenvolvimento social, económico e pessoal.
A proteção ambiental é uma prioridade. Desde a proteção da Reserva Ornitológica de Mindelo à prevenção da poluição e comportamentos de risco, todos temos que unir esforços para reduzir a pegada ecológica da comunidade e proteger ao máximo a fauna e a flora. Encaramos os animais domésticos como seres que merecem uma melhor proteção.
O aumento da prática desportiva em todas as idades e o acesso a cuidados de saúde mental ajudam a prevenir doenças e aumentar a qualidade de vida. Pretendemos que os Mindelenses tenham mais saúde servindo de exemplo a tantas outras comunidades. Aliviar a sobrecarga do SNS passa por medidas muito simples.
Na freguesia, é necessária uma gestão mais eficiente e transparente. É urgente elaborar um plano estratégico para todos crescermos enquanto comunidade.
Uma comunidade unida gera valor!