Última hora

Golfinhos desfilam em Vila do Conde

1 Setembro 2021
Golfinhos desfilam em Vila do Conde
Local
0

Cerca de meia dúzia de golfinhos desfilou na manhã desta quarta feira, por volta das 10 horas, durante cerca de dez minutos, pelo estuário do rio Ave, em Vila do Conde, e pelas águas do oceano Atlântico que banham o concelho vilacondense.
Depois da aparição no estuário do Ave, o grupo de golfinhos dirigiu-se para o oceano Atlântico, em direção a sul.
Esta não é a primeira vez que se avistam golfinhos junto à foz do rio Ave e no oceano Atlântico, em Vila do Conde, mas o fenómeno não é frequente. Um grupo de quatro golfinhos foi avistado na mesma zona, há cerca de quatro anos e dois meses, uma dúzia destes mamíferos marinhos presentearam os veraneantes da praia do Rock, junto à Quinta do Eng.º Carvalho, no verão desse mesmo ano, e uma dezena de delfins desfilou também pelo estuário do Ave em julho de 2020.
“Os golfinhos escolhem água mais límpidas, pelo que este é bom indicativo da qualidade da água do rio Ave”, frisou, na altura, o Comandante das Capitanias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, José Marques Coelho, explicando que tinha sido a primeira vez que ouviu falar de golfinhos em grupo a nadar tão próximo da costa.
Os golfinhos são nadadores privilegiados, e, às vezes, saltam até cinco metros acima da linha de água, podendo nadar a uma velocidade de até 40 Km/h, mergulhar a grandes profundidades, com a capacidade de viajar milhares de quilómetros. A sua alimentação é feita à base de peixes e lulas. Podem viver de 20 a 35 anos e dão à luz uma cria de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
“Os golfinhos brincam com coisas interessantes na água e isto pode incluir pessoas”, afirmou Chris Packham, fotógrafo da natureza, mas “podem tornar-se sexualmente agressivos”, ou, ainda, estar confusos ou desorientados da sua rota original, pelo que todo o cuidado é pouco.