Última hora

Festival Internacional de Teatro ‘É-Aqui-in-Ócio’ da Póvoa de Varzim aposta na inclusividade

2 Setembro 2021
Festival Internacional de Teatro ‘É-Aqui-in-Ócio’ da Póvoa de Varzim aposta na inclusividade
Cultura
0

A 12.ª edição do Festival Internacional de Teatro ‘É-Aqui-in-Ócio’, na Póvoa de Varzim, retoma o percurso depois da paragem devido à pandemia de Covid-19, e vinca uma aposta na inclusividade, acessibilidade e sustentabilidade.
O certame, produzido pela companhia Varazim Teatro, e que se realiza entre 22 de setembro e 2 de outubro, vai englobar oito espetáculos e uma série de atividades paralelas no âmbito da música, do cinema e do pensamento através de mesas de reflexão.
Eduardo Faria, diretor artístico do evento, partilhou que “a paragem devido à pandemia [de Covid-19] deu tempo de pensar melhor nesta edição de 2021, numa reflexão que potenciou uma maior abrangência para o festival para acolher mais públicos”.
“Preparamos espetáculos acessíveis a toda a família, alguns pensados para os mais pequenos, mas também tivemos uma preocupação com a acessibilidade. Em algumas apresentações haverá áudio descrição para os invisuais e também tradução para língua gestual portuguesa”, partilhou o responsável.
No âmbito da inclusividade, esta edição do ‘É-Aqui-in-Ócio’ terá, pela primeira vez, uma bolsa de voluntários a colaborar com a organização e entregou a responsabilidade do ‘catering’ nas atividades paralelas a uma instituição local dedicada a pessoas com deficiência.
Na sustentabilidade, o certame instituiu regras para o combate ao desperdício e utilização de produtos amigos do ambiente e, através de uma parceria com uma marca automóvel, terá uma viatura elétrica de apoio à logística do evento.
Ao contrário de outros anos, e ainda pelas contingências da Covid-19, esta edição terá todas as atividades concentradas no Cine-Teatro Garrett, a maior sala de espetáculos da Póvoa de Varzim, o que também permitiu uma maior abrangência nas atividades paralelas.
“Desde a sua criação, o ‘É-Aqui-in-Ócio’ teve a intenção de ser um festival de vários palcos em diferentes locais da cidade, mas, este ano, e compreensivelmente, decidimos que essa condição não ia acontecer. A Cultura é segura se souber prever os riscos que podem advir, e resolvemos que será apenas dentro de portas e de forma controlada que festival vai acontecer”, revelou Eduardo Faria.
Quanto à programação, o primeiro espetáculo em palco será ‘Damas da Noite, uma farsa de Elmano Sancho’, logo a 22 de setembro, merecendo destaque, dois dias depois, a peça ‘Semente, o homem que plantava árvores’, de Ajidanha, com tradução para língua gestual portuguesa e também áudio descrição.
A 25 de setembro será apresentado ‘De Risa en Risa’, de Aziz Gual, um espetáculo especialmente vocacionado para um público infanto-juvenil, que a 1 de outubro pode também assistir a ‘Jojo’, por Borja Ytuquepintas, outra das peças em que estará disponível a áudio descrição.
A fechar esta 12.ª edição do ‘É-Aqui-in-Ócio’, a 2 de outubro, será levada à cena a peça ‘À Espera de Beckett ou QuaQuaQuaQuade’, de Jorge Louraço.
Todos os espetáculos estão agendados para as 21:30 e os preços dos bilhetes terão um preço máximo de sete euros, havendo descontos para estudantes, reformados, menores de 25 anos e maiores de 65, desempregados, pessoas portadoras de deficiência, grupos de 8 pessoas e associados ou amigos da Varazim Teatro.
Além do habitual suporte da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim para a sua realização, o ‘É-Aqui-in-Ócio’ entrou este ano no lote de iniciativas nacionais que contam com o apoio da Direção-Geral das Artes.