Última hora

Rio Ave regressa à II Liga em Vila do Conde com goleada de ‘mão cheia’ à Académica de Coimbra

9 Agosto 2021
Rio Ave regressa à II Liga em Vila do Conde com goleada de ‘mão cheia’ à Académica de Coimbra
Desporto
0

Após 13 anos consecutivos no principal escalão, o Rio Ave marcou este domingo o regresso à II Liga portuguesa de futebol com uma goleada por 5-1 sobre a Académica, na primeira jornada do campeonato.
Pedro Mendes deu o melhor início aos vilacondenses, ao marcar aos dois minutos, Gabrielzinho (11) e Costinha (22) dilataram ainda na primeira parte, Zé Manuel (68) deu seguimento no segundo tempo, João Carlos (71) reduziu para os ‘estudantes’ e Hugo Gomes (81) fez o resultado final.
Os ‘rioavistas’ demonstraram as insígnias de candidato à subida com 20 minutos de muito bom nível e o lateral direito Costinha em destaque, primeiro ao assistir Pedro Mendes, com um cruzamento rasteiro que o avançado só teve de desviar para a baliza, e, no minuto seguinte, ao evitar o empate em cima da linha de golo, após remate de João Carlos.
Também o médio Guga apareceu em boa forma, fundamental na manobra ofensiva e defensiva da equipa, comprovando a sua importância aos 11 minutos, ao tirar o esférico a Jonathan Toro no meio-campo ofensivo e servir Gabrielzinho, que rematou por baixo do corpo de Mika.
O guardião pouco mais podia fazer senão assistir e conceder perante as falhas defensivas dos companheiros, seguindo-se novo episódio, aos 21 minutos, com Costinha a saltar mais alto após um canto cobrado por Sávio e a cabecear para a baliza, com Mika ainda a dar uma ‘palmada’, mas a não evitar novo tento.
A vantagem de três golos ao intervalo espelhava as dificuldades defensivas e de construção dos comandados por Rui Borges, que não importunaram Jhonatan, perante uma formação de Luís Freire que ocupou bem os espaços, pressionou e manteve o ritmo alto à procura do erro adversário.
No regresso dos balneários, Mimito entrou para o lugar de Reko nos ‘estudantes’, para tentar equilibrar o meio-campo, mas foram os vilacondenses que voltaram a faturar numa jogada de insistência de Zé Manuel, servido de bandeja por Sávio.
No entanto, dois minutos volvidos, o recém-entrado na Académica de Coimbra Fatai ganhou a linha de fundo e serviu João Carlos, que, solto na pequena área, ‘fuzilou’ e marcou o golo de honra para os visitantes.
No entanto, Sávio estava de pontaria afinada e voltou a fazer mais uma assistência, a terceira, desta feita na marcação de um livre lateral que encontrou a cabeça de Hugo Gomes e o defesa não deu hipótese a Mika, estabelecendo o resultado final.
No próximo domingo, o Rio Ave desloca-se ao terreno do Farense, às 11 horas. A Académica de Coimbra recebe o Varzim, também domingo, mas às 14 horas.