Última hora

PAN apresenta candidato estudante universitário às autárquicas com solução “radical” para a Trofa

26 Agosto 2021
PAN apresenta candidato estudante universitário às autárquicas com solução “radical” para a Trofa
Política
0

Rodrigo Reis, estudante de engenharia informática, é o candidato do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) à Câmara da Trofa e disse querer construir um parque de desportos radicais na zona projetada para o aterro em Covelas.
Para um concelho com 21 anos de existência, o PAN avança com uma dupla candidatura, à Câmara e Assembleia Municipal, de um jovem de 20 anos e desde 2020 filiado no partido.
Estudante na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Rodrigo Reis colocou no topo das preocupações da sua candidatura às eleições agendadas para 26 de setembro “as acessibilidades e a mobilidade”, mas também as “questões ambientais” e que classificou como as “causas PAN”.
“Propomos a criação de uma rede de transportes municipal e apostamos em novas infraestruturas desportivas e recreativas, entre elas uma piscina municipal ao ar livre e um parque de desportos radicais”, desvendou o candidato.
Afirmando-se “atento” à possibilidade de “haver um plano B” para o aterro em Covelas, que há um ano fez nascer a polémica entre a população e o presidente da câmara, o social-democrata Sérgio Humberto, que primeiro o anunciou em declarações à imprensa e mais tarde, em comunicado, recuou, Rodrigo Reis aponta uma solução “radical”.
Nesse sentido, disse, o PAN propõe que o parque de desportos radicais seja construído “próximo do terreno para onde foi projetado o aterro”.
Continuando nas questões ambientais, o candidato falou também da central fotovoltaica de 66 hectares em estudo para a área compreendida entre a Avenida de S. Gens, na freguesia de Bougado, e a Rua do Sanguinhal, na freguesia de Alvarelhos e Guidões.
“Preferíamos que aquele local fosse zona florestal protegida e com replantação de floresta autóctone”, começou por dizer Rodrigo Reis, que embora defensor das “energias limpas”, prefere a sua “instalação em área urbana, em edifícios municipais e em sistemas de microprodução”.
A concluir o tema, disse estarem “a aguardar a resposta da Direção Geral de Energia e Geologia sobre o estudo de impacto ambiental pedido”.
“Um bom resultado é eleger um deputado municipal”, respondeu o candidato sobre as ambições para a primeira vez do PAN em eleições autárquicas na Trofa.
O atual executivo daquele concelho do distrito do Porto é composto por cinco vereadores da coligação PSD/CDS-PP e dois do PS.
Trofa foi um dos últimos concelhos criados em Portugal, por desanexação do município de Santo Tirso.
As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro e Fernando Sá (CDU), Amadeu Dias (PS), Rui Pedro Costa (Chega) e Sérgio Humberto (PSD/CDS-PP) lideram as outras candidaturas à Câmara da Trofa já anunciadas.
Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).