Última hora

Museu da Memória de Matosinhos abre no “histórico” Palacete Visconde de Trevões

25 Agosto 2021
Museu da Memória de Matosinhos abre no “histórico” Palacete Visconde de Trevões
Cultura
0

A Câmara Municipal de Matosinhos inaugura, na quinta feira, o Museu da Memória, um espaço de encontro entre o passado e o presente, instalado no “edifício histórico” Palacete Visconde de Trevões.
As obras de adaptação do palacete para o espaço museológico custaram 400 mil euros, referiu a autarquia matosinhense, em comunicado.
“O Museu da Memória de Matosinhos é um espaço museológico de encontro entre o passado e o presente, entre a micro-história de cada um e a história e a memória de Matosinhos, desde os primórdios até à atualidade”, explicou.
Com abertura ao público prevista para sexta feira, “o museu tem como missão valorizar a memória histórica e patrimonial do território de Matosinhos, cruzando-a com as memórias individuais dos seus habitantes, visando o reforço da identidade e a promoção da cidadania”, salientou ainda.
Segundo a Câmara Municipal, o Museu da Memória de Matosinhos vai funcionar como um ‘work in progress’ (trabalho em progresso) e ciclo em contínuo, passível de atualização permanente.
O Museu da Memória de Matosinhos vai ter uma “vocação de abertura à participação da comunidade”, acrescentou.
Além das exposição de materialidades, este novo espaço cultural de Matosinhos vai ter uma vertente “marcadamente interativa” com recurso às novas tecnologias, explicou.
O Palacete Visconde de Trevões, onde está instalado o museu, é um edifício histórico de inícios do século XX.
Além de ter sido residência do seu primeiro proprietário, Emídio Ló Ferreira, até 1942, este espaço, depois de adquirido pela autarquia, funcionou como uma escola industrial e comercial e como uma biblioteca municipal.
No fim de semana, e para assinalar a sua abertura, estão previstas diferentes atividades, entre as quais visitas aos vestígios arqueológicos de Matosinhos, a construção das “típicas” casas castrejas e uma oficina de pinturas.
Posteriormente, de terça a sexta feira é possível visitas guiadas ao museu das 11:00 às 16:00, através de marcação prévia para o email mumma@cm-matosinhos.pt.