Última hora

Homem de 80 anos morre em acidente de viação em Vila do Conde por não ter cinto de segurança

26 Agosto 2021
Homem de 80 anos morre em acidente de viação em Vila do Conde por não ter cinto de segurança
Local
0

Um homem de 80 anos morreu esta quinta feira após ter sido projetado do carro onde seguia depois de este colidir com outro na Estrada Nacional 306, na freguesia de Bagunte, no concelho de Vila do Conde, na sequência de um despiste, tornou público fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR).
O acidente ocorreu cerca das 18:15 horas e, pelas 19:45, a Estrada Nacional 306 ainda permanecia cortada ao trânsito em Bagunte, acrescentou a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Do acidente resultaram ainda dois feridos ligeiros, sendo que ambos seguiam, também, na viatura acidentada, revelou ainda a fonte da Guarda Nacional Republicana (GNR), que confirmou “não ter o idoso o cinto de segurança colocado”.
Na Europa, um dos três grandes motivos pelas mortes nas estradas é o facto dos ocupantes dos veículos não usarem cinto de segurança. As outras razões prendem-se com o excesso de velocidade e a condução sob o efeito de álcool. Está provado que usar cinto reduz o risco de morte em 45% para os condutores e acompanhantes laterais do condutor.
Os cintos de segurança, cujo uso é obrigatório na Europa, foram concebidos de maneira a reduzir o risco de ferimento para o utente, em caso de colisão ou de desaceleração brusca do veículo, limitando as possibilidades de movimento do seu corpo.
Uma informação que está mencionada na Portaria n.º 311-A/2005, de 24 de março, a mesma que “aprova o Regulamento de Utilização de Acessórios de Segurança, previsto no artigo 82.º do Código da Estrada”.
Desta forma, não usar cinto de segurança dá origem a uma contraordenação leve ou grave, no caso de transporte de crianças ou inimputáveis, cujo valor da multa pode oscilar entre os 120 e os 600 euros, perdendo ainda o condutor 3 pontos na sua carta de condução.