Última hora

Bombeiro suspeito de violar idosa em Vila Nova de Famalicão foi suspenso e alvo de processo

27 Agosto 2021
Bombeiro suspeito de violar idosa em Vila Nova de Famalicão foi suspenso e alvo de processo
Local
0

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos, no concelho de Barcelos, anunciou que foi instaurado um processo disciplinar ao motorista da corporação suspeito de abuso sexual de uma idosa de 90 anos.
Em comunicado, a associação acrescenta que o motorista já foi suspenso.
Diz ainda que “lamenta a situação” e manifesta “a sua inteira disponibilidade” para colaborar com os órgãos de investigação “para qualquer tipo de esclarecimento que seja necessário com vista ao apuramento da veracidade dos factos”.
O motorista, de 56 anos, foi detido na terça feira pela Polícia Judiciária de Braga, indiciado pela prática de quatro crimes de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência.
A alegada vítima é uma mulher de 90 anos, que o suspeito transportava para o Centro de Dia da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos.
Segundo a Polícia Judiciária, os abusos sexuais terão decorrido entre julho e agosto deste ano, na residência da vítima, em Nine, concelho de Vila Nova de Famalicão.
“O arguido, motorista de transporte de idosos, no momento da recolha e entrega da vítima, depois de se introduzir na respetiva residência, praticou diversos atos sexuais de especial relevo, tendo em conta a impossibilidade de resistência desta, derivada dos seus problemas de saúde”, refere um comunicado daquela polícia.
O suspeito foi presente a tribunal na quarta feira, que lhe aplicou prisão domiciliária, com vigilância através de pulseira eletrónica.
Enquanto não estiverem instalados os meios eletrónicos necessários para essa vigilância, o suspeito fica em prisão preventiva.
No comunicado emitido, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viatodos sublinha que “não se revê” nos atos alvo das acusações veiculadas e “condena veementemente quaisquer atos que lesem os direitos e interesses dos seus utentes”.
“A associação sempre pautou a sua atividade pela prestação de cuidados de excelência aos seus idosos, com respeito pela sua dignidade e segurança e assim continuará a desempenhar as suas funções daqui em diante”, acrescenta.
Diz ainda que os cidadãos “podem continuar a confiar” na instituição, “que serve a comunidade há mais de 35 anos”.