Última hora

BA Glass de Carlos Moreira da Silva e Silva Domingues compra grupo alimentar Cerealis

25 Agosto 2021
BA Glass de Carlos Moreira da Silva e Silva Domingues compra grupo alimentar Cerealis
Economia
0

A Cerealis foi comprada por Carlos Moreira da Silva e pela família Silva Domingues, que repartem, em partes iguais, o controlo da BA Glass, empresa sediada em Aveiro que produz mais de oito mil milhões de garrafas por ano, em cerca de 12 fábricas, localizadas em sete países.
O grupo centenário, que detém as marcas Nacional e Milaneza, sai, assim, do universo das duas famílias fundadores, Amorim & Lage, por um valor não revelado.
Em declarações, Carlos Moreira da Silva adiantou que a compra teve por base “o valor da empresa, com um balanço forte, e a possibilidade de crescimento do negócio no mercado internacional, onde já estava presente, mas onde é possível crescer ainda mais”.
Em comunicado, a Cerealis indica que a aquisição foi realizada através das sociedades Teak e Tangor, empresas de investimento dos novos acionistas, mantendo-se 100% nacional.
“Estamos satisfeitos com o acordo a que chegámos com os acionistas e convencidos que a Cerealis, mantendo os critérios de excelência e de inovação reconhecidos pelos consumidores portugueses, poderá iniciar uma nova fase de crescimento, diversificação e internacionalização, apostando, para isso, no desenvolvimento dos seus colaboradores“, considera Carlos Moreira da Silva, citado no comunicado.
A operação está agora pendente de autorização da Autoridade da Concorrência.
A liderança da Cerealis continuará a ser assegurada pelo atual CEO, Rui Amorim de Sousa, filho de um dos fundadores.
A Cerealis, com sede em Águas Santas, na Maia, tem cinco fábricas em Portugal (Maia, Porto, Trofa, Coimbra e em Lisboa) e uma participação de 33,3% na Europasta, uma empresa de massas alimentícias da República Checa. Um quarto da produção é exportado para 40 países, com destaque para a vizinha Espanha e para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), essencialmente Angola.
Líder nacional na produção de massas, a Cerealis fechou o ano de 2019 com uma faturação de 210 milhões de euros.
A Cerealis emprega neste momento cerca de 700 pessoas.