Última hora

Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim em greve por melhores salários

29 Julho 2021
Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim em greve por melhores salários
Local
0

Os trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim vão, na próxima sexta feira, concentrar-se em greve, à porta da instituição, reclamando “melhores salários e pagamento das extraordinárias horas em atraso”.
Na iniciativa, coordenada pelo CESP – Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal, os trabalhadores vão pugnar pelo “aumento dos salários, valorização das carreira e categorias profissionais, admissão de mais trabalhadores, pagamento do trabalho extraordinário prestado durante a pandemia e pagamento em dobro do trabalho em dia feriado”.
“Ao longo do último ano os trabalhadores desta instituição foram e continuam a ser ‘o rosto esquecido’ da luta contra a pandemia. Estiveram sempre na linha da frente. Sem tempo para ter medo ou pensar no risco que corriam. Trabalharam 12 horas por dia e seis dias consecutivos. Dezenas foram infetados nos seus locais de trabalho e para cá voltaram após recuperação”, refere o CESP.
O sindicato lembra que, “sem os trabalhadores, a resposta à pandemia não teria sido possível”, e, enaltecendo a entrega para o “bem-estar dos utentes”, deixou lamentos às condições de trabalho e salariais proporcionadas pela instituição poveira.
“Continua a pagar o salário mínimo nacional, ou nalguns casos pouco acima deste valor. Impuseram durante a pandemia horários em espelho de 12 horas e 10 horas por dia seis dias consecutivos e até ao momento não pagaram aos seus trabalhadores essas horas extraordinárias”, denunciou o CESP.
O sindicato deixou ainda críticas ao facto de “várias valências e turnos estarem com falta de recursos humanos”, e denunciaram “o uso e pressão sobre as trabalhadoras com incapacidades e a utilização abusiva de estagiários para preencher serviços que em alguns dias se têm tornado mínimos”.
A greve dos funcionários da instituição tem início às 8 horas, com uma concentração no Largo da Misericórdia da Póvoa de Varzim.
O provedor da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Varzim, Virgílio Ferreira, ainda não se pronunciou sobre estas alegações do sindicato CESP e dos trabalhadores da instituição.