Última hora

Rio Ave supera dérbi com o Varzim para a Taça da Liga em triunfo decidido nas grandes penalidades

28 Julho 2021
Rio Ave supera dérbi com o Varzim para a Taça da Liga em triunfo decidido nas grandes penalidades
Desporto
0

O Rio Ave qualificou-se este domingo para segunda fase da Taça da Liga de futebol, após vencer o dérbi com os vizinhos do Varzim, por 4-3, no desempate por grandes penalidades, após o 1-1 que se registou no período regulamentar.
No reencontro de ambas equipas em jogos oficiais 13 anos depois, os poveiros até estiveram em vantagem, graças a um autogolo de Ronan, aos 56 minutos, mas aos 79 os vilacondenses resgataram o empate, por intermédio de Aderllan Santos, precipitando as decisões para os penáltis, onde o guarda-redes do Rio Ave, Jhonatan, esteve destaque, com duas defesas decisivas.
Os dois conjuntos, que esta época vão competir na II Liga, fizeram jus aos pergaminhos históricos deste dérbi do futebol nacional, protagonizando uma partida intensa, carregada de rivalidade, e com boas oportunidade de golo de parte a parte.
O Varzim foi sempre mais astuto e perigoso nas suas saídas para o contra-ataque, enquanto o Rio Ave, embora menos desenvolto no último passe, foi mais pressionante, mantendo uma toada de equilíbrio que fez o nulo arrastar-se até ao intervalo.
Os golos acabariam por surgir na segunda parte, com a equipa varzinista a colocar-se em vantagem ainda antes da hora de jogo, quando o ponta-de-lança do Rio Ave Ronan desviou para a própria baliza um livre cobrado por Murilo.
Perante a contrariedade, os vilacondenses responderam com a entrada de algumas das principais figuras do plantel, como Carlos Mané, Francisco Geraldes ou Pedro Mendes, e já aos 79 minutos, também de bola parada, resgataram o empate, num cabeceamento do experiente central Aderllan Santos, impondo o 1-1 que prevaleceu até ao final do tempo regulamentar.
As decisões foram então empurradas para as grandes penalidades, onde o Varzim até começou melhor, com o seu guarda-redes Tiago Pereira a defender a cobrança inicial, mas com o Rio Ave a conseguir, novamente, recuperar, e com especial mérito para o guarda-redes Jhonatan, que susteve dois remates dos poveiros, permitindo aos vilacondenses seguir em frente na competição.