Última hora

Porto revisita confrontos da Revolução Liberal de 1820 à Guerra Civil de 1832-34 até setembro

9 Julho 2021
Porto revisita confrontos da Revolução Liberal de 1820 à Guerra Civil de 1832-34 até setembro
Cultura
0

O Porto vai revisitar até setembro os confrontos entre liberais e absolutistas, da Revolução Liberal de 1820 à Guerra Civil de 1832-34, através de exposições, visitas e percursos orientados, anunciou a “Rota Porto Liberal”, promotora da iniciativa.
O programa cultural, designado “Pessoas, Espaços e Memórias”, iniciou-se esta quinta feira, dia em que se assinalou simbolicamente a data sobre o desembarque de D. Pedro IV na praia Arnosa de Pampelido, em Matosinhos, e que está na origem do episódio do Cerco do Porto.
Desde a Revolução de 1820 até à vitória liberal na Guerra Civil de 1832-34, a cidade do Porto “viveu intensamente o confronto” entre duas visões para a sociedade portuguesa, de um lado D. Pedro e os Liberais, do outro D. Miguel e os Absolutistas, e esse conflito – marcado pelo cerco de 13 meses à cidade – “deixou marcas profundas” que “perduram na memória urbana, nas suas ruas e lugares, mas também na música, nas artes, na arquitectura”, recorda o projecto “Rota Porto Liberal”.
São esses lugares, personagens e memórias que a Rota pretende evocar com diferentes iniciativas, até 30 de setembro. Em comunicado, destacam-se três exposições temporárias nos museus Nacional de Soares dos Reis, da Misericórdia do Porto e Militar do Porto, com peças históricas das colecções destas estruturas museológicas que ilustram o confronto entre ideais, no início do século XIX.
Quanto aos percursos e às visitas orientadas, adianta o comunicado, incidem sobre locais simbólicos da cidade e que permitem um maior conhecimento sobre o liberalismo em Portugal, como o Quartel de Santo Ovídio, o Cemitério do Prado do Repouso ou a Rua dos Mártires da Liberdade.
A “Rota Porto Liberal”, que foi criada em 2017, junta entidades como a Câmara Municipal, Direcção Regional de Cultura do Norte, Exército Português, Irmandade da Lapa e os museus da Misericórdia do Porto e Nacional Soares dos Reis.