Última hora

João Paulo Azevedo quer “chegar à final e lutar por medalhas” nos Jogos Olímpicos Tóquio2020

12 Julho 2021
João Paulo Azevedo quer “chegar à final e lutar por medalhas” nos Jogos Olímpicos Tóquio2020
Desporto
0

O atirador vilacondense João Paulo Azevedo assumiu a ambição de “chegar à final e lutar por medalhas” no torneio de fosso olímpico de tiro com armas de caça nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.
“O objetivo é sempre chegar à final para lutar por medalhas, não vou dizer o contrário, porque acho que qualquer atleta que represente Portugal não pensa menos do que isso”, disse o vilacondense.
A preparação, afirmou, tem corrido bem, está “a competir e a atirar bem”, e “a adaptação dos atletas” vai ser um dos fatores decisivos, para lá de coisas “mais ou menos técnicas” da prova em si.
“Espera-se calor e humidade, tenho treinado em países e zonas mais quentes. Todos os atletas estão a preparar-se como eu. (…) [Importa] a preparação técnica e psicológica do atleta, mais a forma com que começa e acaba a prova. Pode ser decidida por um ponto ou no desempate”, analisa João Paulo Azevedo.
Ainda assim, no dia 28, quer estar nos melhores seis da qualificação para chegar à final, no dia seguinte, e bater-se por medalhas, no regresso da modalidade em Portugal aos Jogos Olímpicos, algo que não dava “pressão” a nível pessoal, mas para o desporto como um todo.
“Precisávamos, porque a nossa modalidade consegue tantos títulos e na prova rainha não conseguirmos meter ninguém, ficando tão perto… estava a começar a ser desgastante para atletas, técnicos, federação. Mas não levo mais pressão por causa disso. Foi um objetivo alcançado e agora é ir aos Jogos e conseguir o melhor possível”, refere.
O atleta do Clube de Caça e Pesca de Vila Verde, que se apurou com um segundo lugar na Taça do Mundo de Lahti, em 2019, e desde então tem visto as competições afetadas pela pandemia de Covid-19, desvaloriza a situação sanitária, que “já é parte do dia a dia”.
Natural de Vila do Conde, o atleta de 37 anos, também empresário, foi este ano nono na Taça do Mundo de Lonato, em Itália, tendo em 2019 conseguido uma medalha de prata na equipa que disputou o ouro do campeonato da Europa.
Em 2017, já tinha vencido o ouro coletivo do Europeu, numa carreira que já começou há 23 anos.
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão ser disputados entre 23 de julho e 8 de agosto, depois do adiamento de um ano devido à pandemia de Covid-19.