Última hora

Filme de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes “Diários de Otsoga” estreia no Festival de Cannes

13 Julho 2021
Filme de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes “Diários de Otsoga” estreia no Festival de Cannes
Cultura
0

O filme “Diários de Otsoga”, de Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, tem estreia mundial esta terça feira na Quinzena dos Realizadores, um dos programas paralelos do Festival de Cinema de Cannes, em França.
“Diários de Otsoga”, que chega aos cinemas franceses na quarta feira, foi rodado em 2020 já em plena pandemia de Covid-19, com os atores Crista Alfaiate, Carloto Cotta e João Nunes Monteiro e toda a equipa técnica confinada numa casa, com jardim e piscina.
O argumento é de Mariana Ricardo, Maureen Fazendeiro e Miguel Gomes, e todos eles – incluindo também outros elementos da produção – entram no filme, discutindo e construindo coletivamente a narrativa à medida que ela foi feita.
O detalhe está na manipulação da lógica temporal, em “cronologia invertida”, como explica Miguel Gomes no decurso do filme. O que aparenta ser uma história de quatro amigos, que decidem construir um borboletário no jardim da casa onde estão fechados, é afinal um filme sobre a construção de um filme.
Depois do Festival de Cannes, “Diários de Otsoga” vai integrar o Festival Curtas de Vila do Conde e vai estrear nos cinemas portugueses a 19 de agosto.
O Festival Curtas de Vila do Conde integra no cartaz deste ano 17 obras de realizadores portugueses que vão disputar a competição nacional, anunciou a organização.
Nessas propostas em concurso, destaque para os trabalhos de Ana Moreira (‘Cassandra Bitter Tongue’), Ico Costa (‘Timkat’), Leonor Noivo (‘Madrugada’), Eduardo Brito (‘Lethes’) ou Paulo Patrício (‘O teu nome é’), que regressam ao certame, mas também de autores como Paolo Marinou-Blanco (‘Nada nas mãos’) ou Filipe Melo (‘O Lobo Solitário’).
“Diários de Otsoga” é o primeiro filme coassinado pelo realizador português Miguel Gomes e pela cineasta francesa Maureen Fazendeiro.
A 53.ª Quinzena dos Realizadores, um programa paralelo e não competitivo do Festival de Cannes, vai decorrer até 17 de julho.
Este vai ser um regresso de Miguel Gomes à Quinzena de Realizadores, em Cannes, onde apresentou “Aquele querido mês de agosto”, em 2008, e “As mil e uma noites”, em 2015.