Última hora

Conheça as medidas restritivas no âmbito da Covid-19 para o concelho de Vila do Conde

22 Julho 2021
Conheça as medidas restritivas no âmbito da Covid-19 para o concelho de Vila do Conde
Local
0

O número de concelhos da Área Metropolitana do Porto sob risco muito elevado de incidência da Covid-19 passou de quatro para 10 numa semana e os de risco elevado passam a ser quatro, onde passa a estar agora Vila do Conde.
A lista de municípios em risco muito elevado divulgada hoje pela ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, durante a conferência de imprensa relativa à reunião semanal do Conselho de Ministros, passou a incluir Espinho, Gondomar, Maia, Paredes, Póvoa de Varzim e Valongo, que se juntam assim ao Porto, Santo Tirso, Matosinhos e Vila Nova de Gaia, que na semana passada já estavam sujeitos às medidas mais restritivas no âmbito da pandemia.
No grupo de concelhos em risco elevado permanece a Trofa, município ao qual se juntam esta semana Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vila do Conde. Fora dos dois grupos de maior incidência continuam Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra e Arouca, sendo que este último, na semana passada, estava em risco elevado.
As medidas para os concelhos em risco elevado são: “Limitação da circulação na via pública a partir das 23h00; Restaurantes podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. A limitação do número de pessoas por mesa mantém-se: máximo de 6 pessoas por mesa no interior e de 10 pessoas por mesa na esplanada; Exigência de teste negativo ou certificado digital para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local; Teletrabalho obrigatório quando as atividades o permitam; Restaurantes, cafés e pastelarias podem funcionar até às 22h30 (no interior, com um máximo de 6 pessoas por grupo; em esplanada, 10 pessoas por grupo); Espetáculos culturais até às 22h30; Casamentos e batizados com 50 % da lotação; Comércio a retalho alimentar, não alimentar e prestação de serviços até às 21h00; Permissão de prática de todas as modalidades desportivas, sem público; Permissão de prática de atividade física ao ar livre e em ginásios; Eventos em exterior com diminuição de lotação, a definir pela Direção -Geral da Saúde (DGS); Lojas de Cidadão com atendimento presencial por marcação”.
Em Portugal, a Covid-19 já provocou 17.232 óbitos, entre os 939.622 casos identificados, mas também há registo de pelo menos 870.243 recuperados.