Última hora

Candidata do Bloco de Esquerda a Matosinhos quer ser “uma alternativa ao poder socialista”

14 Julho 2021
Candidata do Bloco de Esquerda a Matosinhos quer ser “uma alternativa ao poder socialista”
Política
0

Professora do ensino secundário e atualmente deputada do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia Municipal de Matosinhos, Carla Silva é a candidata do partido à Câmara Municipal matosinhense, para “uma alternativa clara ao poder socialista”.
Carla Silva, de 49 anos de idade e natural do Porto, é a candidata do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara Municipal de Matosinhos, cidade onde reside há mais de uma década.
Com a candidatura em Matosinhos, o BE pretende ser “uma alternativa clara ao poder socialista”, mas também quer “reforçar os eleitos nos órgãos autárquicos” por forma a conseguir “mais força e impedir as violações constantes dos direitos básicos dos cidadãos”, revelou Carla Silva.
“Queremos, acima de tudo, fazer justiça social, protegendo os cidadãos mais vulneráveis – as nossas crianças, os nossos jovens, as pessoas com deficiência, os nossos idosos – e conferir-lhes uma vida com dignidade”, afirmou a candidata.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Franceses e Alemães pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), Carla Silva desde cedo esteve ligada a movimentos associativos, recreativos e culturais, como a Comissão de Jovens de Ramalde ou o Salão de Banda Desenhada – COMICARTE.
Ao longo de vários anos participou em projetos de âmbito local, nacional e internacional, tendo integrado o Departamento de Programação Cultural da “Porto 2001, Capital Europeia da Cultura” e o Centro d’Artis, em Vila Nova de Gaia, uma associação recreativa e cultural dedicada à promoção das artes.
Com uma longa experiência no ensino e na coordenação de projetos, Carla Silva esteve destacada na única escola nacional tutelada pelos ministérios da Justiça e da Educação que integra alunos em cumprimento de medidas judiciais e, atualmente, é coordenadora das bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Alexandre Herculano, no Porto.
Iniciou a sua experiência política em 2017 como deputada na Assembleia Municipal de Matosinhos, integrando as comissões permanentes do Desenvolvimento Social, Planeamento e Plano Diretor Municipal (PDM).
Neste mandato, integrou também a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Matosinhos e o Conselho Municipal da Juventude.
Combater as desigualdades sociais, económicas e ambientais são algumas das metas do “projeto integrador” que apresenta para Matosinhos, concelho que quer que tenha “uma liderança forte e capaz de resolver os problemas” dos munícipes.
“Pretendemos continuar a lutar pela criação de creches públicas, dar apoio aos nossos cuidadores informais e reivindicar existência de uma Unidade de Cuidados Continuados que assista todos aqueles que dela necessitam”, especificou.
A precariedade, o desemprego, a pobreza, a exclusão dos sem-abrigo, a saúde mental, a habitação social, os transportes públicos, a cultura e a educação acessível a todos são também outras das ‘bandeiras’ da sua candidatura.
“Pretendemos dinamizar a nossa economia, o nosso comércio local e a nossa indústria, garantindo já a necessária transição ecológica e energética para prevenir a ameaça das alterações climáticas”, afirmou Carla Silva, destacando também as áreas verdes e as políticas de bem-estar animal.
Carla Silva é dirigente do BE na Coordenadora Concelhia de Matosinhos e na Coordenadora Distrital do Porto.
Até agora foram oficializadas à Câmara de Matosinhos as candidaturas de José Pedro Rodrigues (CDU), Bruno Pereira (PSD) e a de Humberto Silva (IL/Aliança).
O atual executivo municipal é constituído por cinco eleitos pelo PS, dois pelo movimento “Narciso Miranda, por Matosinhos”, dois pelo movimento “António Parada, Sim!”, um do PSD e outro da CDU.
As eleições autárquicas estão marcadas para 26 de setembro.