Última hora

ASAE instaura 38 processos de contraordenação a restaurantes e bares em 8 concelhos portugueses

27 Julho 2021
ASAE instaura 38 processos de contraordenação a restaurantes e bares em 8 concelhos portugueses
País
0

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou, na noite da passada sexta feira, 38 processos de contraordenação a restaurantes e bares, por incumprimento das regras da pandemia de Covid-19, no âmbito de uma operação de fiscalização em oito concelhos.
A operação, denominada “Convívio Seguro VI”, foi direcionada para estabelecimentos de restauração e bebidas, incidindo na fiscalização de 201 operadores económicos, anunciou a ASAE num comunicado em que refere que dos 38 processos de contraordenação instaurados, 23 estão relacionados com incumprimento das regras estabelecidas em contexto de pandemia.
Destes, 18 foram instaurados por “incumprimento das regras de lotação, distanciamento físico, venda de bebidas alcoólicas após as 21 horas, falta de máscara ou viseira e falta de observância da suspensão de atividade”, pode ler-se no comunicado.
Outros três referem-se ao não cumprimento das regras relacionadas com a verificação de certificado digital Covid-19 ou teste negativo, ou à permanência no interior do estabelecimento de restauração sem o respetivo certificado.
De acordo com a ASAE, foi ainda determinada a suspensão de atividade de 11 estabelecimentos.
As ações de fiscalização decorreram nas cidades de Matosinhos, Guimarães, Chaves, Figueira da Foz, Viseu, Lisboa, Elvas e Albufeira.
Na ação estiveram envolvidos 80 inspetores da ASAE que contaram com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR) e da Polícia de Segurança Pública (PSP).
A pandemia de Covid-19 já provocou pelo menos 4.187.058 mortes em todo o mundo, entre os mais de 195,5 milhões de casos de infeção pelo novo coronavírus, mas também há registo de pelo menos 177.345.295 doentes recuperados.
Em Portugal, desde o início da pandemia, em março de 2020, morreram 17.301 pessoas, entre os 954.669 casos de infeção identificados, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), mas também há registo de pelo menos 883.372 doentes recuperados.
A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 detetado no final de 2019 em Wuhan, uma cidade do centro da China, que tem atualmente variantes identificadas em países como Reino Unido, Índia, África do Sul, Brasil e Peru.