Última hora

Homem de 55 anos de idade suspeito de violência doméstica em Vila do Conde em prisão preventiva

30 Junho 2021
Homem de 55 anos de idade suspeito de violência doméstica em Vila do Conde em prisão preventiva
Local
0

O Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos decretou a prisão preventiva de um homem de 55 anos de idade, detido pela Guarda Nacional Republicana (GNR) por violência doméstica no concelho de Vila do Conde, foi hoje anunciado.
De acordo com um comunicado da Guarda Nacional Republicana (GNR), o suspeito, “habitual consumidor de bebidas alcoólicas, com antecedentes criminais pelo mesmo tipo de ilícitos e posse de arma proibida”, já se encontrava com medidas de coação de proibição de contactar com a vítima, sua mulher, de 51 anos, por qualquer meio ou forma, bem como de se afastar da residência da mesma.
O homem “não cumpriu com as medidas anteriormente aplicadas e terá agredido, injuriado e ameaçado reiteradamente de morte a vítima”, esclarece a Guarda Nacional Republicana (GNR).
Perante a “gravidade dos factos”, o suspeito foi detido e presente na passada segunda feira a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Matosinhos, que lhe aplicou a medida de coação de prisão preventiva, tendo sido conduzido ao Estabelecimento Prisional do Porto, conclui a Guarda Nacional Republicana (GNR).
A violência doméstica fez 32 mortes em 2020, menos óbitos do que no ano anterior. Houve menos 1.864 queixas, mas mais detidos. Morreram menos três pessoas do que em 2019. A maioria das vítimas (27) eram mulheres, lamentando-se ainda a morte de três homens e de duas crianças.
O balanço final aponta para menos mortes, menos queixas, mais detidos e mais medidas para proteger as vítimas e afastar os agressores. Os dados trimestrais de violência doméstica, divulgados pelo Governo e que fecham as contas do ano de 2020, mostram que 32 pessoas morreram vítimas de violência doméstica em contexto de relações de intimidade.