Última hora

Empresas locais vão a Paris para se tornarem globais e Matosinhos e Póvoa de Varzim na lista

22 Junho 2021
Empresas locais vão a Paris para se tornarem globais e Matosinhos e Póvoa de Varzim na lista
Economia
0

A Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) abriu esta segunda feira, em Paris, na França, uma loja efémera onde várias pequenas marcas portuguesas ligadas à moda e à decoração demonstram que é possível aliar sustentabilidade e internacionalização.
“Queremos mostrar um Portugal moderno na área da moda, que tem potencial para crescer e aumentar a sua visibilidade internacional”, disse Nuno Ferreira, coordenador e membro do Conselho de Gestão da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE).
A iniciativa “Local Goes Global” começou como uma loja efémera no 3.º Bairro de Paris, coração da moda francesa, e vai levar várias marcas nacionais num périplo por outras capitais mundiais como Milão, Londres, Moscovo e Qatar.
Entre as cerca de 15 marcas portuguesas que estão na capital francesa até 26 de junho, está a Nazareth, concebida por Márcia Nazareth. Sediada em Matosinhos, esta marca de roupa cria peças a partir de tecidos de alta qualidade que sobram nas fábricas da região.
“Esta iniciativa, começando em Paris, tornou-se interessante já que é uma cidade ligada à moda e ao design, apresentando a Nazareth que é uma marca sustentável e que tem como base o reaproveitamento de matérias-primas”, explicou a fundadora Márcia Nazareth.
As coleções da Nazareth são limitadas, unissexo e o reaproveitamento dos tecidos chega também aos acessórios. Com um negócio online crescente, na capital francesa, esta marca procura agora revendedores nas grandes lojas multimarca gaulesas.
Mas também negócios mais tradicionais, como a joalharia, foram a Paris para se reinventar. Prestes a comemorar 100 anos de história, a Ourivesaria Tavares, sediada na Póvoa do Varzim, levou a Paris a filigrana portuguesa, com a intenção de se modernizar.
“Queremos fazer a ativação de marca, já vamos comemorar 100 anos. As coisas vão mudar e uma nova imagem vai aparecer”, garantiu Luís Tavares, que ajuda a gerir o negócio da família.
Sem recolher obrigatório e na noite em que se celebra a festa da Música nas cidades francesas, este foi o bom momento para a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) voltar a Paris.
“Este projeto tinha de ser começado aqui, porque acredito que as pessoas estejam com vontade de entrar em lojas e comprar. As marcas que temos aqui cresceram incrivelmente na altura da pandemia e está na altura de se dar a conhecer aos seus compradores. É uma forma de experimentar e tocar o produto, o que é importante”, concluiu Catarina Santos Cunha, que organizou o evento.
Até ao final da semana, as marcas vão encontrar-se com potenciais clientes, havendo também uma campanha digital em que influenciadores digitais franceses experimentam e mostram as marcas portuguesas às suas audiências.
Este projeto é da responsabilidade de Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) e é financiado pelos fundos europeus do Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, e comparticipado pela União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.