Última hora

Morreu o defensor das condições de segurança dos homens do mar Mestre José Festas

5 Maio 2021
Morreu o defensor das condições de segurança dos homens do mar Mestre José Festas
Local
0

José Festas, presidente da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM), instituição ligada às condições de segurança dos profissionais da pesca, morreu esta terça feira, aos 58 anos de idade, vítima de doença prolongada, revelou fonte da associação.
O mestre pescador e dirigente associativo tinha sofrido um problema de saúde em novembro do ano passado, estando desde então hospitalizando, acabando esta terça feira por não resistir.
José Festas liderava os destinos da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) há quase 14 anos, desde que a instituição foi criada, em 17 de maio de 2007, lutando pela implementação de medidas de proteção no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais ligados à vida do mar.
Popularmente conhecido por “Mestre Festas”, o pescador natural de Vila do Conde viu a associação que liderava ser agraciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o título honorário da Ordem de Mérito, em junho de 2017, pela defesa das causas dos pescadores.
A nível local, José Festas foi distinguido por duas vezes pelo município de Vila do Conde, com a Medalha de Mérito Singular e depois com a Medalha de Mérito ao Associativismo, tendo a Câmara Municipal de Vila do Conde reagido hoje com “profundo pesar” à sua morte e recordando o legado deixado.
“O município enaltece a sua profícua ação em prol de melhores condições e segurança no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais ligados à vida do mar, lutando pela consequente implementação de medidas de segurança concretas junto das entidades competentes. O Executivo Municipal apresenta a toda a família os seus mais sentidos pêsames”, pode ler-se numa nota publicada pela autarquia.
O funeral de José Marques Festas é esta quinta feira, 6 de maio, pelas 15 horas, na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, em Vila do Conde, reservado apenas à família.
O jornal Renovação endereça as mais sentidas condolências à família do Mestre José Festas.