Última hora

Grupo de Deputados do PSD no Parlamento pede informações ao Governo de ponte sobre rio Ave

17 Maio 2021
Grupo de Deputados do PSD no Parlamento pede informações ao Governo de ponte sobre rio Ave
Local
0

Um grupo de deputados do PSD na Assembleia da República pediu esta segunda feira ao Governo de Portugal informações sobre a construção de uma nova ponte sobre o rio Ave, que ligará Famalicão e Trofa, dos distritos de Braga e Porto, respetivamente.
Os parlamentares social-democratas dizem que a tutela “tem estado praticamente em silêncio” sobre a edificação desta nova travessia, integrada numa das fases da construção da variante à Estrada Nacional 14, entre o eixo rodoferroviário da Trofa e Santana (Ribeirão), lembrando que a declaração de impacte ambiental sobre o projeto já foi emitida em fevereiro do ano passado.
“Importa avaliar o estado do processo, nomeadamente a apresentação dos dados e informações necessárias à verificação do cumprimento das exigências da decisão. O Governo já devia ter prestado contas às populações sobre o trabalho que desenvolveu desde então”, pode ler-se na comunicação dos deputados Jorge Paulo Oliveira, Alberto Fonseca, Sofia Matos e Márcia Passos.
Na interpelação dirigida ao Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, os parlamentares do PSD questionaram sobre o que foi feito para dar cumprimento às condicionantes estabelecidas na declaração de impacte ambiental, que asseguram ser as “habituais e correntes neste tipo de intervenções” levadas a cabo pela Infraestruturas de Portugal, a empresa pública responsável pela obra.
“O Governo levou exatamente 1.140 dias sobre a sua tomada de posse para submeter à Agência Portuguesa do Ambiente o estudo de impacto ambiental, e quase seis anos depois a construção da nova travessia ainda não saiu do papel”, notaram os deputados do PSD.
Os sociais-democratas pediram ao Ministério uma previsão temporal e o cronograma das várias fases do processo até à futura conclusão das obras, considerando que a nova ponte “é fundamental”.
“A construção da variante à EN14, face aos seus elevados níveis de tráfego, muito particularmente nos territórios abrangidos pelos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Trofa e Maia, um principal eixo exportador do país, é fundamental. O Governo tem arrastado no tempo esta intervenção estrutural condicionando as perspetivas económicas do território e influenciando negativamente a qualidade de vida das populações”, apontam os deputados do PSD.