Última hora

Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim premeia jovens músicos até aos 28 anos

25 Maio 2021
Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim premeia jovens músicos até aos 28 anos
Local
0

Os pianistas Pedro Borges e Mariana Ribeiro, o percussionista Agostinho Sequeira e o RePercussion Trio venceram ontem um prémio do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim, de apoio a músicos em tempo de pandemia.
O festival, dedicado à música erudita, anunciou ontem os quatro vencedores do prémio “FIMPV Jovens Intérpretes”, lançado este ano para “ajudar a minimizar a escassez de oportunidades para jovens artistas portugueses em plena pandemia”, refere a organização em comunicado.
Os intérpretes distinguidos irão atuar a 20 de julho no festival e receberão prémios monetários cujo montante total é superior a 4.000 euros.
Mariana Ribeiro e Pedro Borges, ambos da região do Porto, iniciaram estudos musicais aos 6 anos.
Mariana Ribeiro estreou-se a solo em 2014, com a Orquestra Clássica de Espinho, e atualmente estuda na Escola Superior de Música de Munster, na Alemanha.
Pedro Borges vive em Basileia, na Suíça, onde em 2020 concluiu o segundo mestrado na Hochschule fur Musik.
Agostinho Sequeira, natural de Almada (Setúbal), iniciou os estudos de percussão aos 15 anos em Lisboa, estudou nos Países Baixos e em França. Já venceu um concurso de percussão na Alemanha e foi distinguido na 30.ª edição do Prémio Jovens Músicos, em Portugal.
O RePercussion Trio, formado em 2016, integra os músicos Alexandre Silva, Daniel Araújo e Jorge Pereira, todos eles com passagem pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, no Porto.
O prémio era destinado a intérpretes até 28 anos, de nacionalidade portuguesa ou com residência fiscal em Portugal, tendo sido aceites candidaturas de todos os instrumentos, incluindo canto, na vertente de música erudita, contemporânea e jazz.
O júri integrou André Cunha Leal, João Marques, Raquel Camarinha e Raúl da Costa.
A 43.ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim está agendada para o próximo mês de julho, “em múltiplos espaços e igrejas” do concelho.