Última hora

Chefe de Estado-Maior da Armada destaca “princípios encorajadores” do Mestre José Festas

5 Maio 2021
Chefe de Estado-Maior da Armada destaca “princípios encorajadores” do Mestre José Festas
Local
0

O chefe de Estado-Maior da Armada (Marinha) lamentou a morte de José Festas, presidente da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM), que morreu esta terça feira, com 58 anos, e destacou uma “herança de princípios encorajadores”.
“O ‘Mestre Festas’ deixa-nos uma herança de princípios encorajadores, sobretudo nas comunidades marítimas e piscatórias que enfrentam diariamente o desafio de apitar à Faina e rumar em direção ao horizonte na esperança de um regresso são a casa”, referiu o almirante António Mendes Calado, em comunicado divulgado na noite de terça feira.
O chefe de Estado-Maior da Armada (Marinha) endereçou as condolências aos familiares e amigos de José Festas e disse que tem a certeza de que “o exemplo do ‘Mestre Festas’ continuará a inspirar todos os que trabalham para garantir que Portugal usa o seu mar em segurança”.
José Festas, pescador e dirigente associativo natural de Vila do Conde, no distrito do Porto, morreu esta terça feira, aos 58 anos de idade, vítima de doença prolongada.
José Festas estava à frente da Associação Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar (APMSHM) há quase 14 anos, desde que esta instituição foi criada, em 17 de maio de 2007, lutando por medidas de proteção no trabalho de armadores, pescadores e outros profissionais e não profissionais ligados à vida do mar.
O pescador e dirigente associativo, popularmente apelidado de “Mestre Festas”, viu a associação que liderava ser agraciada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com o título honorário da Ordem do Mérito, em junho de 2017.
A nível local, José Festas foi distinguido duas vezes pelo município de Vila do Conde, com a Medalha de Mérito Singular e com a Medalha de Mérito ao Associativismo.
A Câmara Municipal de Vila do Conde manifestou hoje “profundo pesar” pela sua morte.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou o presidente da associação que “serviu sempre com grande profissionalismo”.
Já o primeiro-ministro, António Costa, salientou que José Festas foi “um lutador na defesa dos pescadores e de todos os profissionais ligados ao mar”.
O funeral de José Marques Festas é esta quinta feira, 6 de maio, pelas 15 horas, na Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, nas Caxinas, em Vila do Conde, reservado apenas à família.
O jornal Renovação endereça as mais sentidas condolências à família do Mestre José Festas.