Última hora

Arouca vence Rio Ave por 2-0 e regressa à I Liga enviando vilacondenses para a II 13 anos depois

31 Maio 2021
Arouca vence Rio Ave por 2-0 e regressa à I Liga enviando vilacondenses para a II 13 anos depois
Desporto
0

O Arouca assegurou este domingo o regresso à I Liga portuguesa de futebol, depois de vencer em Vila do Conde o Rio Ave, por 2-0, em jogo da segunda mão do ‘play-off’ de acesso ao escalão principal da época 2021/22.
Depois de se ter imposto em casa por 3-0, no confronto inaugural, a equipa arouquense, terceira classificada na II Liga desta temporada, voltou a bater a formação vilacondense, 16.ª posicionada na I Liga, com golos de Arsénio, aos 32 minutos, e Sema Velázquez, aos 59.
“Os números dos golos, das vitórias, podem refletir que foi um ‘play-off’ fácil, mas não foi. O Rio Ave foi um digno vencido, mas o Arouca preparou-se bem para estes dois jogos.
Uma palavra de apreço para o Rio Ave neste momento difícil da sua história, que contrasta com a nossa alegria”, disse o treinador do Arouca, Armando Evangelista, no final da partida.
“Foi uma época frustrante e não era nada disto que prevíamos. Correu mal em todos os sentidos e, olhando para trás, podemos apontar vários erros cometidos por muita gente, desde a direção, aos treinadores e aos jogadores. Todos somos culpados.
Vínhamos de uma época fantástica e entrámos nesta com uma perspetiva muito alta. Fizemos uma boa Liga Europa e, depois, deixámo-nos levar pela ilusão, porque não conseguíamos ganhar e achávamos que isso aconteceria no jogo seguinte. A descida de divisão era algo impensável para nós, mas fomos culpados.
Os adeptos têm todos os motivos para estarem descontentes. Ao longo da época não fomos uma equipa em que eles se espelhassem e não demos tudo.
O Rio Ave é um clube de I Liga, cumpridor e que representou a nossa terra durante 13 anos. O lugar do Rio Ave é na I Liga e faremos tudo para voltar.
Quero pedir desculpa aos nossos adeptos pela vergonha de época que fizemos”, disse o diretor desportivo do Rio Ave, André Vilas Boas, no fim do encontro.
O Arouca, que conta agora com quatro presenças na I Liga, entre as épocas 2013/14 e 2016/17, regressa ao convívio dos ‘grandes’ quatro anos após ter sido despromovido, enquanto o Rio Ave termina um ciclo de 13 temporadas na divisão principal, num total de 27 presenças entre a elite do futebol português.