Última hora

Vítor Costa diz que a solução da água em Vila do Conde não foi a melhor e que os erros se corrigem

8 Abril 2021
Vítor Costa diz que a solução da água em Vila do Conde não foi a melhor e que os erros se corrigem
Política
0

O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa, disse, na manhã desta quinta feira, na freguesia de Azurara, que o preço da água em Vila do Conde é “um problema muito grave” e “a solução não foi, de facto, a melhor, e os erros, claro, corrigem-se, os problemas resolvem-se e as injustiças combatem-se”.
“O preço da água de Vila do Conde, como todos nós sabemos, é o terceiro mais elevado do país e constitui, de facto, um problema muito grave para Vila do Conde e para os vilacondenses. Isto porque cria uma desigualdade inaceitável no nosso concelho, prejudica as famílias, as empresas e as instituições”, começou por dizer o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.
“Em termos de qualidade de vida das pessoas e da sustentabilidade das empresas, o preço da água é um obstáculo injusto e, neste momento, a meu ver, completamente incompreensível”, adiantou Vítor Costa.
“É certo que a sua captação e distribuição tem custos que devem ser pagos pelos consumidores, essa não é a questão, a questão central são os preços que geram estas desigualdades. Os vilacondenses pagam os seus impostos, têm todos os mesmos direitos e os deveres dos cidadãos do nosso país, têm o mesmo direito a aceder a serviços e bens essenciais, como a água, em condições de igualdade como os outros, portanto, acho que não se consegue, neste momento, explicar e aceitar que a água em Vila do Conde tenha um preço muitíssimo superior, por exemplo, ao praticado no concelho nosso vizinho, a Póvoa de Varzim, além de que a água vem exactamente do mesmo local, que é o rio Cávado, e percorre percursos e distâncias muitíssimo semelhantes até chegar à torneira das pessoas”, continuou o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Vila do Conde.
“Também tenho que dizer, pessoalmente, que sinto uma legitimidade reforçada para falar e encarar este problema, porque eu próprio, enquanto vereador na Câmara Municipal, votei esta concessão a uma entidade privada, na altura convicto, e com certeza como todos os membros da Câmara que tiveram o mesmo sentido de voto, de que era uma boa solução. Hoje esta solução está completamente desvirtuada, por sucessivos aditamentos a esse contrato inicial, portanto, hoje, verifico que a solução não foi, de facto, a melhor, e os erros, claro, corrigem-se, os problemas resolvem-se e as injustiças combatem-se”, frisou Vítor Costa.
“Como cidadão e como candidato à Câmara Municipal de Vila do Conde, sendo eleito, como espero vir a ser presidente de Câmara, irei combater por todas as formas legítimas esta enorme injustiça e corrigir aquilo que hoje se vê que não foi uma boa solução para Vila do Conde e para os vilacondenses”, salientou Vítor Costa.
“Ao assumir, claro, este compromisso, fui consultando, porque este é um assunto demasiado sério para ser abordado de forma leviana e, perdoem-me a expressão, politiqueira, consultei várias equipas, vários especialistas, tive várias reuniões sobre este tema, falei com alguns senhores autarcas, presidentes de Câmara que têm problemas semelhantes nos seus próprios municípios, e, hoje, tenho total confiança que o problema vai ter solução”, destacou o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Vila do Conde.
“Colocam-se aqui duas questões claras, a primeira passa, naturalmente, pela empresa concessionária reduzir substancialmente o preço da água, tornando-o aceitável e justo, em comparação com outros municípios, referi já aqui o caso da Póvoa de Varzim e, portanto, privilegio, privilegiarei, a via da negociação e do diálogo, como pessoas de bem, e entendendo, naturalmente, que a empresa concessionária é, também, pessoa de bem”, começou por enumerar Vítor Costa, continuando: “a segunda hipótese, que é aquela que, evidentemente, será o último recurso, caso a via negocial, que sabemos difícil e dura, não tenha os frutos que nós desejamos que tenha, a segunda hipótese passará, também, poderá passar, pelo resgate da concessão”.
“E hoje sei, com mais clareza ainda, que é possível resolver este grave problema”, salientou o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Vila do Conde.
“Hoje, convictamente, quero anunciar que vamos corrigir este problema, eliminar esta gravíssima injustiça em prol de Vila do Conde e dos vilacondenses”, terminou o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.