Última hora

PSD e CDS-PP repetem coligação em Vila Nova de Famalicão e esperam decisão de Paulo Cunha

10 Abril 2021
PSD e CDS-PP repetem coligação em Vila Nova de Famalicão e esperam decisão de Paulo Cunha
Política
0

O PSD e o CDS-PP vão voltar a concorrer coligados à Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, mas o atual presidente, Paulo Cunha, ainda não revelou se se vai recandidatar, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o PSD refere que a Concelhia aprovou na quinta feira a constituição da coligação “Mais Ação. Mais Famalicão”, que também já tinha tido o aval do CDS-PP local.
Contactado, Paulo Cunha disse que ainda não há decisão sobre a sua recandidatura, referindo que “entre abril e maio, a decisão será anunciada”.
“A experiência vivida nos últimos 20 anos demonstrou-nos que este projeto entre o PSD e o CDS-PP tem dado frutos, tem sido bem sucedido e quem tem ganho com ele é Vila Nova de Famalicão”, refere o presidente da Concelhia, Paulo Cunha, citado no comunicado.
Paulo Cunha acredita que, com este acordo, estão criadas condições “para que o concelho de Famalicão tenha uma plataforma eleitoral muito alargada”, incluindo militantes dos dois partidos e outros elementos oriundos da sociedade civil.
Com a renovação deste acordo de coligação, este é o sexto processo eleitoral consecutivo a juntar os sociais-democratas e os centristas de Famalicão.
As últimas cinco vezes que a coligação dos dois partidos foi a votos resultaram em maiorias absolutas (2001, 2005, 2009, 2013 e 2017) que deram sucessivamente às duas forças partidárias as presidências da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal.
A Câmara de Vila Nova de Famalicão é liderada, há dois mandatos, por Paulo Cunha, e é neste momento constituída por oito membros da coligação PSD/CDS-PP e três do PS.
A Comissão Política Nacional do PSD já deu luz verde para a recandidatura de Paulo Cunha.
As eleições autárquicas têm de ser marcadas pelo Governo de Portugal para o período compreendido entre 22 de setembro e 14 de outubro.
Em Portugal há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira), e 3.092 juntas de freguesia (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).