Última hora

Partido Socialista compromete-se a reduzir o preço da água em 30% em Vila do Conde

7 Abril 2021
Partido Socialista compromete-se a reduzir o preço da água em 30% em Vila do Conde
Política
0

“Os dados oficiais mostram de forma inequívoca que a tarifa da água em Vila do Conde é das mais elevadas do País. É um custo desproporcionado que pesa sobre as famílias e os restantes consumidores vilacondenses”, começa por dizer o Partido Socialista (PS) numa comunicação enviada às redações com um documento intitulado: “PS compromete-se a reduzir o preço da água em 30% em Vila do Conde”.
No mesmo comunicado do PS pode ler-se que “o preço elevado resulta da forma como foi estabelecido o contrato de concessão da distribuição da água e, sobretudo, dos diversos aditamentos a esse contrato. Mas, esta situação não é uma fatalidade. Noutros municípios com situações similares, as autarquias atuaram e conseguiram mudanças significativas”.
“Em Vila do Conde é imperioso agir. Vítor Costa, candidato do PS à Câmara Municipal de Vila do Conde apresentará o compromisso socialista nesta matéria, que passará por uma redução da tarifa, numa Conferência de Imprensa, amanhã, quinta-feira, 8 de abril, às 11h00, no Santana Hotel & Spa [em Azurara, Vila do Conde]”, pode ler-se, ainda, no mesmo comunicado intitulado: “PS compromete-se a reduzir o preço da água em 30% em Vila do Conde”.
A 10 de janeiro de 2021, aquando da eleição nas primárias para escolher o candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa disse: “já estamos a preparar a nossa candidatura para as próximas eleições autárquicas, agregando pessoas e contributos, através de uma fase de auscultação, ouvindo todos os vilacondenses. Será um projeto o mais participado e abrangente possível”.
Nesse projeto do Partido Socialista (PS) de Vila do Conde havia uma ideia definida, que passava por renegociar, ou mesmo resgatar, a concessão do sistema público de abastecimento de água, que em 2008 foi entregue a uma empresa privada pelo executivo do PS que geria a autarquia vilacondense e do qual o agora candidato Vítor Costa fazia parte.
“Tenho uma especial obrigação nessa questão, porque votei favoravelmente essa concessão. À data pareceu-nos que seria a melhor solução, mas dadas as circunstâncias, e passado estes anos, vemos que isso não se verificou”, disse o responsável socialista a 10 de janeiro de 2021.
“Tudo farei para renegociar esse contrato com condições mais favoráveis para os vilacondenses e, se não houver hipótese, avançar mesmo com o resgate da concessão” garantiu na mesma altura o candidato do PS Vítor Costa à Câmara Municipal de Vila do Conde.