Última hora

PAN denuncia poluição por sacos plásticos em praia da freguesia da Estela na Póvoa de Varzim

7 Abril 2021
PAN denuncia poluição por sacos plásticos em praia da freguesia da Estela na Póvoa de Varzim
Política
0

O PAN da Póvoa de Varzim denunciou esta terça feira um foco de poluição na praia da Estela, freguesia daquele concelho, causado pela degradação de sacos plásticos de proteção dunar, junto a um campo de golfe.
Segundo o partido, os sacos “encontram-se neste momento espalhados por todo o areal, bem como uma quantidade considerável de pregos”, situação que já foi alvo de uma denúncia às autoridades ambientais por parte do PAN.
“Além do impacto ambiental que esta situação está a causar, com o plástico que está a poluir o oceano, colocando em causa os nossos ecossistemas marinhos, estamos também perante uma situação de potencial risco para pessoas e restantes animais, uma vez que se encontram espalhados pelo areal centenas de pregos que colocam em causa a integridade física”, informou o PAN da Póvoa de Varzim.
Os responsáveis locais do partido exigem “uma urgente atuação das entidades competentes na limpeza da praia, bem como o apuramento de responsabilidades e explicações sobre o sucedido”.
Os sacos provêm de uma proteção dunar construída pela empresa que detém o campo de golfe, devido à erosão costeira que coloca em risco a integridade de algumas zonas do equipamento.
A Agência Portuguesa do Ambiente já entrou em contacto com a empresa “Estela Golf – Atividades Desportivas e Turísticas, S.A”, instando à retirada de todos os sacos que se encontram espalhados pelo areal, bem como, de todos os sacos degradados que estejam na proteção dunar e em risco de serem arrastados.
A empresa confirmou ter recebido uma comunicação das autoridades ambientais, na forma de um “e-mail não vinculativo”, mostrando-se “surpreendida que só agora este assunto dos sacos de ráfia na praia esteja a ser levantado”, lembrando que “esta proteção dunar existe na costa da Estela há mais de 3 anos”.
“O Estela Golf solicitou às autoridades competentes a proteção da propriedade contra o ataque do mar e a solução técnica autorizada foi a de colocação de estacas de madeira e sacos de areia, solução que aliás existe na praia do Ofir e na Praia da Falésia, no Algarve. Portanto, o Estela Golf limita-se a cumprir com as soluções que as autoridades determinaram e a construir as mesmas, a suas próprias expensas”, explicou Jorge Quintas, presidente do Grupo Nelson Quintas, que detém o equipamento.
O responsável explicou que a solução para a preservação da duna, com a colocação dos respetivos sacos e as estruturas em madeira, “não só protege a propriedade [do Estela Golf] como retém o avanço do mar, que acabaria por invadir os terrenos agrícolas que estão a nascente, numa cota inferior”, reiterando que a solução foi “devidamente autorizada e controlada pelas diversas entidades competentes”.
“O Estela Golfe está, neste momento, a analisar a comunicação apenas recebida e atuará em conformidade e coordenação com as autoridades competentes e dentro da responsabilidade que lhe é inerente”, garantiu Jorge Quintas.
O campo de Golfe da Estela foi construído há mais de 30 anos, junto à praia local, na altura através uma imposição governamental por compensação à concessão da zona de jogo da Póvoa de Varzim.