Última hora

ARS-N confirma morte de idosa de 61 anos após vacinação contra a Covid-19 no Grande Porto

9 Abril 2021
ARS-N confirma morte de idosa de 61 anos após vacinação contra a Covid-19 no Grande Porto
Local
0

Uma mulher, de 61 anos de idade e portadora de doença cardíaca crónica, morreu esta quinta feira depois de ter sido vacinada contra a Covid-19, revelou a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N), remetendo informações para após o resultado da autópsia.
“O conselho diretivo da ARS-N [Administração Regional de Saúde do Norte] confirma o óbito de uma pessoa (…) a ser acompanhada pela equipa de cuidados paliativos do Centro Hospitalar Universitário de São João, EPE, que hoje havia sido vacinada contra a covid-19”, refere a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) numa resposta enviada às redações.
Na mesma informação, sem especificar qual a vacina que foi administrada à idosa, é referido que o óbito confirmado é de uma pessoa do sexo feminino, de 61 anos de idade, na condição de doente dependente, portadora de doença cardíaca em estado muito avançado.
Aproveitando para, “em primeiro lugar, apresentar à família as mais profundas e sentidas condolências”, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) avança que a direção executiva do Agrupamento de Centros de Saúde onde a doente entretanto vacinada estava inscrita “está já a averiguar o cumprimento de todos os procedimentos clínicos definidos”.
“A determinação da causa da morte só poderá ser aferida após conhecimento do respetivo resultado da autópsia”, termina a resposta.
A pandemia de Covid-19 já provocou, pelo menos, 2.918.151 mortes em todo o mundo, resultantes de mais de 133 milhões de casos de infeção, mas também há registo de pelo menos 108.423.793 doentes recuperados.
Em Portugal, morreram 16.899 pessoas dos 825.633 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde (DGS).
A doença é transmitida por um novo coronavírus, SARS-CoV-2, detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.