Última hora

Vila do Conde é o primeiro município português a aderir ao Movimento Unidos contra o Desperdício

1 Março 2021
Vila do Conde é o primeiro município português a aderir ao Movimento Unidos contra o Desperdício
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde aderiu ao Movimento Unidos contra o Desperdício. A autarquia vilacondense é o primeiro município português a integrar esta rede, que conta com o alto patrocínio da Presidência da República, numa altura em que esta causa se torna ainda mais pertinente e atual, perante o contexto pandémico de Covid-19 que estamos a atravessar.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, sublinhou “a importância deste Movimento num momento em que as dificuldades económicas e sociais se agravaram devido à pandemia Covid-19”.
Elisa Ferraz acrescenta, ainda, que “a nossa adesão demonstra a urgência em unir todos os esforços e em promover sinergias com o objetivo de minimizar as carências que muitas famílias estão a viver neste momento difícil”.
Esta adesão acontece no âmbito do Programa de Apoio Social “Estamos Aqui”, criado em março de 2020, o qual apela à sociedade civil para que se envolvam a comunidade em geral, particulares, empresas, restaurantes, associações e instituições.
Sobre a adesão da Câmara de Vila do Conde, Francisco Mello e Castro, Coordenador Executivo do Movimento Unidos Contra o Desperdício, afirmou que “a chegada do Município de Vila do Conde ao Movimento é para nós uma honra que acolhemos com enorme sentido de responsabilidade. Pouco a pouco, cidade a cidade, o Movimento Unidos Contra o Desperdício é abraçado por cada vez mais portugueses, sendo a adesão de Vila do Conde uma prova clara disso mesmo”.
Este movimento nasceu no dia em que foi instituído pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”, a 29 de setembro de 2020, e propõe-se desenvolver um conjunto de ações ao longo do ano, com o apoio dos seus fundadores, que consciencializem a sociedade para a importância do tema.