Última hora

Projeto de 90 mil euros vai colmatar necessidades de 30 organizações culturais do Norte de Portugal

12 Março 2021
Projeto de 90 mil euros vai colmatar necessidades de 30 organizações culturais do Norte de Portugal
Cultura
0

A companhia Instável – Centro Coreográfico coordena um projeto, intitulado Coriolis e financiado em 90 mil euros, que pretende colmatar as necessidades de 30 organizações culturais de artes performativas do Norte de Portugal, através de formações “co-construídas”.
“O que o projeto tem de diferenciador dos restantes é que vai ser co-construído com as organizações com o intuito de encontrarmos pontos de encontro”, afirmou Catarina Serraniza.
O projeto Coriolis – Movimento Sustentável, que se iniciou em setembro de 2020, tem uma verba de 90 mil euros, 90% da qual financiada pelo programa EEA Grants, Mecanismo Financeiro Plurianual, que visa desenvolver ações para reduzir disparidades sociais e económicas na Europa.
Com o objetivo promover a sustentabilidade e colmatar necessidades relacionadas com a gestão, comunicação e financiamento, o projeto envolve 30 organizações culturais de artes performativas da região Norte de Portugal, provenientes do Porto, Braga, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Vila Real.
Numa altura em que “a maior parte destas organizações está com a sua atividade afetada”, Catarina Serrazina afirmou que é “um período excecional para o desenvolvimento das suas próprias capacidades”, bem como para o melhoramento dos seus procedimentos.
“O objetivo é voltarem-se para dentro e fazerem o possível para sair desta crise mais capazes”, salientou Catarina Serraniza.
Depois de um estudo de diagnóstico das necessidades das organizações, conduzido pelo Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho, vão agora ser dinamizados módulos de formação.
Gestão Cultural, Direitos de Autor, Comunicação Cultural, Fontes de Financiamento, Políticas Culturais e Europeias e Obrigações Legais são alguns dos módulos que vão decorrer até junho e ser conduzidos por sete formadores.
Além da companhia Instável – Centro Coreográfico, o projeto conta ainda com a Rede Inducar como parceiro, que vai conduzir um programa de colaboração.
Com o intuito de capacitar estas 30 organizações a desenvolverem procedimentos de gestão “mais eficazes”, melhores métodos de comunicação, de modo a ficarem menos dependentes de fontes únicas de financiamento, o projeto conta ainda com um programa de colaboração, coordenado pela entidade parceira do projeto, a Rede Inducar.
“A Rede Inducar está responsável por facilitar o programa de colaboração. O projeto incide num programa de formação e num de colaboração onde se incentiva a aproximação entre organizações participantes, a partilha de melhores práticas e uma colaboração mais informal”, afirmou Catarina Serraniza.
O projeto, que termina a abril de 2022, enquadra-se no Eixo 4 do programa Cidad@os Ativos, promovido em Portugal pelo consórcio Fundação Bissaya Barreto e Fundação Calouste Gulbenkian.
O nome remete para o efeito Coriolis, da Física, que diz respeito ao impacto de diferentes forças nos corpos em movimento.