Última hora

Ponte móvel de Leixões encerra durante um mês para manutenção de um dos cilindros hidráulicos

31 Março 2021
Ponte móvel de Leixões encerra durante um mês para manutenção de um dos cilindros hidráulicos
Local
0

A ponte móvel de Leixões, em Matosinhos, vai encerrar ao trânsito automóvel e pedestre a partir de quarta feira até “previsivelmente” dia 30 de abril, anunciou esta terça feira a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Em comunicado, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) explicou que vai encerrar a travessia a partir das 6 horas de quarta feira, durante cerca de um mês, para trabalhos de manutenção.
Esta manutenção consistirá na substituição de um dos cilindros hidráulicos de acionamento do tramo norte, sublinhou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
“Durante o período de encerramento, e a fim de se minimizarem os transtornos causados, a APDL assegurará gratuitamente o transporte de peões entre Matosinhos e Leça da Palmeira, sendo o trânsito automóvel direcionado para o viaduto da A28”, frisou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), na nota de imprensa.
O transporte entre as margens será assegurado por autocarros fretados pela Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que vão funcionar durante 24 horas, de 10 em 10 minutos durante o dia (das 07:00 às 22:00) e de 20 em 20 minutos durante a noite (das 22:00 às 07:00), adiantou a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
A administração portuária salientou que as paragens situam-se, em Matosinhos, no acesso nascente à ponte móvel (junto à paragem da Maré de Matosinhos) e, em Leça da Palmeira, por baixo da ponte (junto à paragem dos STCP).
Desde a sua inauguração, em julho de 2007, a ponte sofreu quatro avarias, nomeadamente em 2013, 2018, 2019 e 2020 associadas à “gripagem” prematura das rótulas principais de movimentação dos tabuleiros.