Última hora

Já 6.600 pessoas receberam a vacina contra a Covid-19 na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde

1 Março 2021
Já 6.600 pessoas receberam a vacina contra a Covid-19 na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde
Local
0

O concelho de Vila do Conde tem desde hoje, 1 de março, a funcionar um novo centro de vacinação contra a Covid-19, instalado no centro da cidade, no Pavilhão do Parque de Jogos, com a capacidade para inocular 600 pessoas por dia.
O equipamento, que ocupa o espaço do Pavilhão do Parque de Jogos, mesmo no coração da cidade de Vila do Conde, começou agora a funcionar, permitindo que os vilacondenses deixem de se deslocar à cidade da Póvoa de Varzim para receber a vacina contra a Covid-19.
“Temos um concelho grande, com 30 freguesias, e temos de valorizar a questão da proximidade. Ter um espaço destes a funcionar na cidade, com capacidade de administrar 600 vacinas por dias, permite que a população fique melhor servida”, disse Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde.
A autarquia continuará a disponibilizar transporte às pessoas que não tenham meios para tal, e, se for necessário, serão disponibilizados mais espaços para montar outros centros da vacinação.
“Este centro que hoje começa a funcionar continuará pelo tempo que for necessário, mas se houver necessidade, teremos mais espaços para disponibilizar. O importante é que vacinação ocorra o mais rápido possível”, completou Elisa Ferraz
Até ao momento, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde já inoculou 6.600 pessoas nos dois concelhos, sendo que 2.200 já tomaram a segunda dose, números que a responsável pelo agrupamento gostaria de duplicar neste mês de março.
“Estamos sempre dependentes das vacinas que nos enviem. Certo é que temos capacidade instalada para vacinar mais pessoas”, disse Judite Neves.
A diretora do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) local explicou que, neste primeiro dia de funcionamento do novo centro de Vila do Conde, serão vacinadas 200 pessoas, com supervisão de um médico e sete enfermeiras, e o apoio de seis funcionários da autarquia, considerando positivo que os dois concelhos passem a ter centros de vacinação simultâneos.
“No início, o Ministério da Saúde contemplava apenas um centro de vacinação por ACES, mas sempre se contemplou a possibilidade de aumentar. Julgo que faz mais sentido ter na Póvoa de Varzim e Vila do Conde, até para evitar aglomerados de pessoas. Hoje, por exemplo, em cada cidade, serão vacinadas 200 pessoas, e com dois centros é mais fácil diluir a população”, concluiu Judite Neves.
Os centros instalados nas duas cidades, mais um outro de menor dimensão que funciona na freguesia de Modivas, em Vila do Conde, permitem, caso haja vacinas, inocular mais de 1.000 pessoas por dia, sendo que a população conjunta nos dois concelhos é de cerca de 150 mil habitantes.